13 de janeiro de 2026 | 04:40

UEA inicia curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do AM

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizaram a abertura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMAM.

O grupo de 120 alunos oficiais combatentes começou a adaptação militar no dia 10 de março, ao serem convocados pelo governador Wilson Lima em fevereiro deste ano, e iniciam agora a parte de instrução acadêmica.

A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Direito da UEA, localizada na rua major Gabriel, 767, Centro, zona sul de Manaus.

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou o comprometimento que os alunos oficiais precisam ter nessa nova etapa.

A missão é árdua e precisa de dedicação e compromisso. Vocês estão aqui por um único objetivo em comum, que é cuidar, servir e proteger a nossa sociedade. E é isso que esperamos de vocês”, afirmou o coronel Klinger.

Reforço do efetivo da Polícia Militar

Para o secretário da SSP-AM, coronel PM Vinicius Almeida, a abertura do CFO 2025 representa um planejamento para o reforço do efetivo da PMAM e das demais Forças de Segurança.

“O planejamento vem dando certo e estamos conseguindo incluir turmas de alunos oficiais e de alunos soldados na instituição depois de 12 anos de longa espera”, disse o secretário da SSP-AM.

O curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Curso de Formação de Oficiais tem duração de três anos.

A aula inaugural, realizada ontem (27-mai), foi ministrada pelo secretário da SSP-AM, coronel Vinícius, e o corpo docente da UEA irá ministrar os conteúdos acadêmicos para os alunos oficiais.

Curso de Formação de Oficiais da UEA

O reitor da UEA, André Zogahib, reforçou a parceria que a UEA possui com as Forças de Segurança Pública para a formação de policiais militares.

“É com muita satisfação que começamos mais uma turma do Curso de Formação de Oficiais da UEA, em parceria e cooperação técnica com a nossa Polícia Militar. Reforço que, apesar de ser uma universidade nova, os cursos bases (Direito e Administração) que compõem o CFO têm excelentes notas no Enade e no Conselho Estadual de Educação”, disse o reitor da UEA.

Concurso público

O governador Wilson Lima anunciou, no dia 12 de fevereiro, a convocação de mais de mil novos aprovados nos concursos públicos das Forças de Segurança, realizados em 2022, como parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.

Com o novo chamamento, o Governo do Amazonas chega a 2,8 mil convocados desses concursos, ultrapassando o quantitativo de 2,4 mil vagas previstas, inicialmente, nos editais.

Acordo de Cooperação Técnica

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram, na ocasião, um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, com o objetivo de aprimoramento da capacitação profissional, da pesquisa aplicada e da inovação no âmbito da corporação militar.

Leia também outras matérias

Manaus é escolhida para sediar o 8º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte dos Escoteiros do Brasil

Redação Zero Hora AM

Reitor da UEA participa de missão internacional promovida pelo British Council no Reino Unido

Redação Zero Hora AM

AM começa emissão da nova Carteira de Identidade Nacional; saiba como solicitar a sua

Redação Zero Hora AM
Carregando....