15 de fevereiro de 2026 | 00:53

UEA participa de projeto aprovado por edital do CNPq para avaliar a saúde da comunidade LGBTQI+

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participará do projeto “Caminhos para a Equidade: Avaliação da Atenção em Saúde para pessoas LGBTQI+ na Atenção Primária”, selecionado na Chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT Nº 44/2024 – Universal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e reúne outras universidades públicas do país, incluindo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e UEA.

Em Manaus, as ações serão coordenadas pela Prof.ª Dra. Giane Zupellari dos Santos Melo, que atuará na formação das equipes, condução da coleta de dados e acompanhamento das análises locais.

Saúde da população LGBTI+

O estudo investigará como a saúde da população LGBTI+ tem sido organizada em cinco municípios brasileiros, identificando desafios enfrentados por usuários, profissionais e gestores.

Com duração prevista de três anos, o projeto também prevê atividades de divulgação científica, como webinars, oficinas e publicações em múltiplos formatos.

A iniciativa possibilitará a oferta de bolsas para estudantes de graduação e apoiará pesquisas de mestrado e doutorado, estimulando a formação de novas gerações de pesquisadores.

A participação da UEA reforça seu compromisso com a promoção da equidade em saúde na região Norte do país e com a produção de conhecimento alinhado às necessidades sociais e sanitárias da população.

Leia também outras matérias

Governo do AM anuncia doação de 300 toneladas de peixe na Semana Santa

Redação Zero Hora AM

AMAPÁ: Programa ‘Computadores para Inclusão’, do Ministério das Comunicações, doa 1336 máquinas para estado em 2024

Redação Zero Hora AM

Exploração de gás pode ser o futuro da economia do Amazonas, avalia deputado Fausto Jr.

Redação Zero Hora AM
Carregando....