A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participará do V Congresso de Pesquisadores Negros do Norte (Copene), um espaço dedicado à produção e discussão de saberes afrodiaspóricos.
O evento tem como propósito fortalecer as redes intelectuais da região Norte e ocorrerá de 1º a 4 de setembro, no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na avenida General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 1.200, Coroado.
As inscrições podem ser realizadas pelo link https://shre.ink/tbdE.
O congresso é voltado para pesquisadores, estudantes do ensino médio e superior, movimentos sociais, quilombolas, comunidades ribeirinhas, indígenas e demais identidades coletivas.
A programação inclui apresentações artístico-culturais, mesas-redondas, Espaços Erê, cursos e palestras. O objetivo do V Copene é fortalecer a luta contra as formas de violência, promover a equidade e ampliar os espaços de produção científica comprometida com a vida.
O congresso conta, ainda, com a realização da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (Abpn), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Fórum Permanente de Afrodescendentes do Amazonas (Fopaam), e do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Conneabs).