A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), realizou a reunião de instalação do conselho superior do mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede Nacional (Profeducatec), composto por professores de diferentes universidades estaduais do país.
O evento ocorreu na sede da Reitoria, e marca um passo decisivo para a consolidação do curso como um programa nacional de formação docente em nível de pós-graduação.
A primeira reunião teve como objetivo formalizar a criação e estabelecer as diretrizes para o funcionamento do conselho superior do programa, além de promover a articulação e integração da gestão acadêmica entre os coordenadores associados das instituições participantes.
Participaram da mesa de abertura os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac; da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Prof.ª Dra. Luanna de Melo; da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) Prof.ª Dra. Áurea Regina; da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Prof. Dr. Antônio Glaudenir; da Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Prof. Dr. Allison Bezerra Oliveira;
Também participaram o gerente Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Dr. Waldemar Neto; a coordenadora do Profeducatec da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Prof.ª Dra. Fabia Magali Vieira; a coordenadora do Profeducatec da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marli Demonico Futata; e o coordenador do Profeducatec da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Welberth Ferreira.
Sobre o mestrado
O Profeducatec é um mestrado profissional que tem como foco a capacitação de professores da educação básica para o exercício da docência e outras atividades pedagógicas, com vistas à melhoria da qualidade do ensino público no país.
O formato alia a presencialidade mediada por tecnologias digitais, promovendo a integração de universidades de todas as regiões do Brasil, por meio de uma oferta simultânea e articulada.
O programa surge da convergência de esforços entre instituições de ensino superior, com forte presença regional e experiência consolidada na formação de professores, por meio de cursos de licenciatura.
Essa ampla rede de colaboração nacional visa garantir uma formação, atualizada e alinhada às demandas educacionais contemporâneas, especialmente no uso de tecnologias educacionais e metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem.