26.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025 | 21:43

UEA realiza reunião de instalação do conselho superior do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), realizou a reunião de instalação do conselho superior do mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede Nacional (Profeducatec), composto por professores de diferentes universidades estaduais do país.

O evento ocorreu na sede da Reitoria, e marca um passo decisivo para a consolidação do curso como um programa nacional de formação docente em nível de pós-graduação.

A primeira reunião teve como objetivo formalizar a criação e estabelecer as diretrizes para o funcionamento do conselho superior do programa, além de promover a articulação e integração da gestão acadêmica entre os coordenadores associados das instituições participantes.

Participaram da mesa de abertura os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac; da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Prof.ª Dra. Luanna de Melo; da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) Prof.ª Dra. Áurea Regina; da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Prof. Dr. Antônio Glaudenir; da Universidade Estadual da região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Prof. Dr. Allison Bezerra Oliveira;

Também participaram o gerente Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Dr. Waldemar Neto; a coordenadora do Profeducatec da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Prof.ª Dra. Fabia Magali Vieira; a coordenadora do Profeducatec da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marli Demonico Futata; e o coordenador do Profeducatec da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Welberth Ferreira.

Sobre o mestrado

O Profeducatec é um mestrado profissional que tem como foco a capacitação de professores da educação básica para o exercício da docência e outras atividades pedagógicas, com vistas à melhoria da qualidade do ensino público no país.

O formato alia a presencialidade mediada por tecnologias digitais, promovendo a integração de universidades de todas as regiões do Brasil, por meio de uma oferta simultânea e articulada.

O programa surge da convergência de esforços entre instituições de ensino superior, com forte presença regional e experiência consolidada na formação de professores, por meio de cursos de licenciatura.

Essa ampla rede de colaboração nacional visa garantir uma formação, atualizada e alinhada às demandas educacionais contemporâneas, especialmente no uso de tecnologias educacionais e metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem.

Leia também outras matérias

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Redação Zero Hora AM

Em 2023, vereador Caio André apresentou mais de 1.400 proposituras na Câmara de Manaus

Hugo Bronzere

Amazonas assume presidência do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia

Redação Zero Hora AM
Carregando....