9 de setembro de 2025 | 23:58

“Uma grande ajuda”: Auxílio Estadual garante dignidade e tratamento a mães atípicas no Amazonas

Programa de transferência de renda do Governo do Amazonas tem sido essencial para 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade

Criado em 2021 pelo Governo do Amazonas, o Auxílio Estadual é considerado o maior programa de transferência de renda da história do estado e atende 300 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Entre os beneficiados estão mães atípicas, que encontram no benefício não apenas um apoio financeiro, mas a garantia de mais qualidade de vida para seus filhos.

Uma das beneficiadas é a autônoma Clissia Oliveira, de 24 anos. Ela é mãe de Vinícius, de 8 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela afirma que o benefício é essencial para adquirir os medicamentos do filho e garantir o básico dentro de casa.

“Eu uso para comprar o remédio do meu filho e isso ajuda bastante, já que nas drogarias aceitam o cartão do auxílio. Então é uma ajuda bem grandiosa. Também uso para comprar comida para casa”, disse.

Clissia destacou, ainda, a importância do benefício no seu cotidiano e no de muitas outras mães que enfrentam realidades semelhantes. “É uma renda que vem para complementar. Um dinheiro certo, que a gente sabe que todo dia 20 vai cair, e que está ajudando tanto a mim quanto a muitas famílias que dependem hoje desse dinheiro”, afirma.

O programa é gerido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas). A secretária da Seas, Kely Patrícia, destacou a importância do programa para as famílias contempladas.

“O benefício tem cumprido a promessa do Governo do Amazonas de garantir ajuda e suporte para aquelas famílias que diariamente passam por dificuldades financeiras. É através dessa ferramenta que construímos um futuro mais igualitário para a população amazonense”, declarou.

O programa tem como público alvo famílias cadastradas no CadÚnico que atendem critérios como recorte de renda, pessoa com deficiência, idoso, e mulheres que chefiam a família. De 2021 até o momento, o Auxílio Estadual já investiu mais de R$ 2 bilhões de reais no combate à pobreza e desigualdade social no estado.

Fotos: Gabriel Bianchi/Seas

 

Leia também outras matérias

Cachorro caramelo invade palco e ‘dança agarradinho’ com mulher no Pará

Redação Zero Hora AM

Cores, discursos e Morgan Freeman marcam abertura da Copa do Mundo

Redação Zero Hora AM

PARAÍBA: Ministério das Comunicações lança edital para novos canais de TV e contempla duas cidades

Redação Zero Hora AM
Carregando....