26.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2022 | 03:43

Uma viagem pelos municípios do Amazonas com o melhor da literatura infantil

Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Itacoatiara são os municípios do interior do Amazonas contemplados com a execução do projeto cultural “Ler dramaturgia leva a sonhar, então que tal começar?”, desenvolvido pela produtora cultural e atriz Narda Telles.

A iniciativa da artista foi contemplada com o Prêmio Encontro das Artes – Lei Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal do Brasil e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

A autora do projeto explica que a base da proposta está em fomentar, desenvolver e fortalecer a cultura no interior do Estado, agregando trabalho e renda aos fazedores de arte destas localidades, através da produção artística do projeto, que constitui-se numa Plataforma Digital, com acesso livre a livros de dramaturgia; “contações” de histórias, encenadas por Narda Telles; animações e contos.

“O projeto objetiva valorizar a dramaturgia infanto-juvenil local e colocar em foco a produção de textos com temática amazônica. As histórias teatrais ocorrem no interior do Estado, envolvendo a fauna e a flora da região”, explica Narda Telles, que apresentará os textos “Yawê o Pequeno Peixe-Boi” e “O Conto da Cobra Norato”, ambos de autoria de Narda Telles e Paulo Queiroz; “A Estória da Menina dos Brincos de Ouro”, de Narda Telles; “Dona Chuva e Dona Selva Contra o Senhor Moto Serra”, de Francisco Cardoso e Narda Telles; e “Assembleia das Árvores”, de Narda Telles.

Kits especiais

A autora do projeto destaca que, para os municípios, foram criados kits especiais com todo o material artístico da plataforma digital. “Esta iniciativa, visa distribuí-los gratuitamente, em escolas estaduais e municipais de cada cidade contemplada. E, desta forma, isso permitirá que as crianças e jovens, conheçam este gênero literário, pouco explorado nas aulas escolares. Assim, o gosto pela leitura dramatúrgica será incentivado. O melhor é que quem quiser poderá acessar todo esse material de qualquer lugar, aumentando o alcance das obras”.

Narda Telles explica que uma das características do projeto é a sua ação multiplicadora, pois quem possui o link pode compartilhar com outras pessoas.

“Também criamos um banner digital em PDF, a partir do qual, cada um dos produtos do kit pode ser acessado. Esse banner juntamente com o Link foram enviados, por e-mail, aos municípios, beneficiando-os de forma indireta. Afinal, acreditamos veemente na educação como forma de transformar o mundo para melhor. Com isso em mente, convidamos todos a conferirem nossa plataforma sem sair de casa”, diz Narda Telles.

Ficha técnica

A idealização do projeto e a direção geral é de Narda Telles. A direção de produção ficou a cargo de João Pedro Taneda. A edição geral dos livros e vídeos é de Brendo Balieiro. A diagramação dos livros foi feita por Flávia Rymer. A revisão dos textos é de Antonino Almeida.

As ilustrações de “Yawê, O Pequeno Peixe-Boi” foi ilustrada são de Brendo Balieiro, que também assina as ilustrações da animação. As músicas do vídeo são de Paulo Queiroz e Paulo Marinho.

“Dona Chuva e Dona Selva contra o Sr. Moto Serra” tem ilustração de Verônica Sarmento. Os autores das músicas do vídeo são Francisco Cardoso e Raimundo Canto.

“Assembleia das Árvores” teve a capa ilustrada por Denis Maerland. As ilustrações da animação e das páginas internas do livro são de Victoria Usova. As músicas foram criadas por César Serafim e Paulo Queiroz.

“O Conto da Cobra Norato” teve a capa ilustrada por Brendo Balieiro. As demais ilustrações são de Leah Dorion. As músicas são de FreeSound.

“A Estória da Menina dos Brincos de Ouro” foi ilustrado por Brendo Balieiro (capa) e Alina Chau (animação e livro). As músicas foram compostas por César Serafim.

As animações foram narradas por Narda Telles. A gravação da narração leva a assinatura de Téo Muniz Produções.

A equipe da contação de histórias é formada por Narda Telles (atriz), Namise Cavalcante (figurino), Neisa Sarmento (maquiagem), Mara Pacheco (adereços) e João Vitor Alencar e Verônica Sarmento (cinegrafia). A arte e a edição da contação de histórias é de João Vitor Alencar.

A criação da plataforma digital é de autoria de Emily Evangelista. O material gráfico foi produzido e impresso pela Eficaz Impressão. A assessoria de comunicação é de Guilherme Gil. A divulgação nas plataformas digitais e nas redes sociais é de Arnoldo Chaves.

Os produtores dos municípios são: Júlio Vieira (Novo Airão), Neisa Sarmento (Manacapuru), Elizabeth Souza, Wanderson Amorim e Rafael Belmiro (Iranduba), Rosemery Bandeira e Marizete Angiolis (Presidente Figueiredo) e João Bosco (Itacoatiara).

PROGRAMAÇÃO

MUNICÍPIO: Novo Airão
DATA PARA MÍDIA: 24/09/2021
PRODUTOR CULTURAL DO MUNICÍPIO: Júlio Vieira
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: “Ler Dramaturgia Leva a Sonhar, Então Que Tal Começar?”
NARRATIVA DO TEXTO: Yawê o Pequeno Peixe-Boi
LOCAIS:
Escola Estadual CETI Danilo M. Areosa
Escola Estadual Joaquim de Paula
Escola Estadual CETI Balbina Mestrinho

MUNICÍPIO: Manacapuru
DATA PARA MÍDIA: 27/09/2021
PRODUTOR CULTURAL DO MUNICÍPIO: Neisa Sarmento
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: “Ler Dramaturgia Leva a Sonhar, Então Que Tal Começar?”
NARRATIVA DO TEXTO: Dona Chuva e Dona Selva Contra o Senhor Moto Serra
LOCAIS:
Escola Municipal Duque de Caxias
Escola Estadual Joaquim Coelho
Escola Municipal Raimunda Marta C. Vasconcelos
Escola Estadual Castelo Branco
Escola Estadual Magnólia Ventura

MUNICÍPIO: Iranduba
APOIO: Secretaria Municipal de Cultura de Iranduba
DATA PARA MÍDIA: 01/10/2021
PRODUTOR CULTURAL DO MUNICÍPIO: Elizabeth Souza, Wanderson Amorim e Rafael Belmiro
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: “Ler Dramaturgia Leva a Sonhar, Então Que Tal Começar?”
NARRATIVA DO TEXTO: A Estória da Menina dos Brincos de Ouro
LOCAIS:
Escola Estadual Isaias Vasconcelos
Escola Estadual Cecília Carneiro de Oliveira
Escola Municipal Creuza Abess Farah
Escola Municipal Ana Barbosa de Castro
Escola Municipal Érvila Souza de Assis

MUNICÍPIO: Presidente Figueiredo
APOIO: Coordenadoria Regional de Educação de Presidente Figueiredo
DATA PARA MÍDIA: 04/10/2021
PRODUTOR CULTURAL DO MUNICÍPIO: Rosemary Bandeira e Marizete Angiolis
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: “Ler Dramaturgia Leva a Sonhar, Então Que Tal Começar?”
NARRATIVA DO TEXTO: O Conto da Cobra Norato
LOCAIS:
Escola Estadual CETI Maria Eva dos Santos
Escola Estadual CETI Maria Calderaro
Escola Estadual CETI Presidente Figueiredo

MUNICÍPIO: Itacoatiara
APOIO: Secretaria Municipal de Cultura de Itacoatiara
DATA PARA MÍDIA: 08/10/2021
PRODUTOR CULTURAL DO MUNICÍPIO: João Bosco
APRESENTAÇÃO DO PROJETO: “Ler Dramaturgia Leva a Sonhar, Então Que Tal Começar?”
NARRATIVA DO TEXTO: Assembleia das Árvores
LOCAIS:
Escola Estadual Profª Luiza de Vasconcelos Dias
Escola Estadual Prof. Vicente Geraldo de Mendonça Lima
Escola Estadual Coronel Cruz
Escola Estadual Prof. Fernando Ellis Ribeiro
Escola Estadual Capitão-General Mendonça Furtado

Leia também outras matérias

Bloco Sapatônica inicia temporada de Carnaval em Manaus

Redação Zero Hora AM

Projeto promove a experiência de visitar museus sem sair de casa

Redação Zero Hora AM

Documentário sobre Neymar já tem data de estreia na Netflix

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: