23 de janeiro de 2026 | 20:15

Vai pro #SouManaus? Prefeitura de Manaus orienta sobre o que não é permitido na festa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), divulgou hoje (04-set) as regras de acesso e segurança para o público do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, cuja expectativa é receber mais 500 mil pessoas no centro histórico da cidade.

Entre as medidas anunciadas, está a restrição de entrada para menores de idade durante a programação noturna.

Crianças com menos de 12 anos não poderão acessar o evento à noite, mesmo acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Entrada de adolescentes

Já os adolescentes de 12 a 15 anos incompletos terão entrada permitida, desde que acompanhados por responsáveis legais e apresentando documento oficial com foto.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou que as regras seguem protocolos de grandes festivais nacionais e internacionais e têm como prioridade a proteção da população.

“O ‘#SouManaus’ é uma festa para todos, mas também é um evento de grande porte. Estabelecemos regras claras de acesso por uma questão de segurança coletiva. Nosso objetivo é garantir que o público possa aproveitar com tranquilidade essa celebração que já faz parte da identidade da cidade”, afirmou.

Objetos proibidos

Além das restrições etárias, a Manauscult também divulgou a lista de itens proibidos dentro do perímetro do festival.

Não será permitido o acesso com: embalagens rígidas, latas, garrafas ou objetos de vidro e metal; capacetes; armas de fogo, armas brancas ou similares; cadeiras, bancos ou guarda-chuvas;
fogos de artifício, explosivos, sinalizadores e objetos incendiários; bebidas; skates, bicicletas ou veículos motorizados ou não; bastões de selfie; substâncias tóxicas ou drogas; bandeiras, cartazes ou símbolos de cunho comercial; drones; e alimentos que ofereçam risco à segurança.

Por outro lado, o público pode levar alguns itens essenciais para o conforto durante a festa, como: garrafas de água em embalagem plástica; capa de chuva; óculos escuros ou de grau e protetor auricular.

A Prefeitura reforça que o “#SouManaus Passo a Paço 2025” é um evento gratuito e de acesso democrático, mas que requer responsabilidade tanto dos organizadores quanto do público.

“Esse cuidado é fundamental para que possamos celebrar os 10 anos do festival de forma inesquecível e segura”, encerrou Jender Lobato.

Leia também outras matérias

Marciele e Brígido asseguram participação no BBB26 após votação da Casa de Vidro Norte

Redação Zero Hora AM

Voa Brasil será lançado no fim do mês, diz ministro de Portos e Aeroportos

Redação Zero Hora AM

Metais que causam alergia na pele são detectados em lojas de bijuterias em Manaus, aponta IPEM

Redação Zero Hora AM
Carregando....