Criado para incentivar a produção literária, bem como o surgimento de escritores no Amazonas, o ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’ chega à 14ª edição com a tarefa de escolher dez obras inéditas em vários estilos.
Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), a premiação será lançada dia 20 de outubro, às 19h, no Luso Sporting Clube, Centro de Manaus.
Divido em dez categorias, o prêmio vai selecionar os melhores livros de romance/novela, contos, poesias, crônicas, ensaios, infanto-juvenil, memória/jornalismo literário, teatro, tradições populares e temática amazônica.
Para concorrer, a obra deve ser inédita, em língua portuguesa e escrita por autor brasileiro.
Premiação
O vencedor de cada categoria receberá o prêmio de R$ 8 mil, conforme explica o presidente do Concultura, Tony Medeiros.
“Queremos estimular a produção literária em Manaus, além de descobrir novos talentos. O valor de R$ 8 mil é um incentivo para os escritores participarem da premiação”, disse Tony Medeiros.
Cada categoria recebeu o nome de escritores renomados e personagens históricos do Amazonas, como Álvaro Maia, Mário Ypiranga Monteiro, Djalma Batista e Áureo Nonato, entre outros.
A inscrição das obras será feita exclusivamente no formato digital.
Mais detalhes como endereço eletrônico para envio das obras, seleção da banca julgadora, prazo de inscrição e o dia da premiação serão revelados dia 20 de outubro, no Luso Sporting Clube.