O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, fiscalizaram hoje (30-abr) o andamento das obras do complexo viário Rei Pelé, na antiga rotatória do Produtor, na zona leste da capital.
A obra está 95% concluída, com os serviços concentrados na fase final de concretagem, armações e acabamentos.
A estrutura da trincheira recebeu a concretagem da maior laje do complexo, com 500 metros cúbicos de concreto e quase 60 toneladas de aço.
A estrutura permitirá a passagem de veículos leves, pesados e ônibus, tanto pela parte superior quanto pela trincheira.
“Tempo de cura do concreto”
Conforme a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a estimativa é concluir a obra até o final de maio, respeitando o tempo de cura do concreto, para liberar o tráfego na sequência.
“Hoje é 30 de abril, a previsão é entregar a obra no dia 30 de maio. A estrutura está 95% executada, estamos na fase final. Temos três lajes aqui, a maior já foi concretada”, explicou David Almeida.
“São mais de 20 mil metros quadrados de obra executada, mais de 9 mil metros cúbicos de concreto projetados”, acrescentou.
Trânsito na zona leste
O complexo viário Rei Pelé vai transformar o tráfego na zona leste, principalmente nesta área que sempre enfrentou dificuldades devido ao grande fluxo de veículos.
O projeto ainda contempla mais de 2.000 metros de nova drenagem profunda no entorno, fundamental para evitar alagamentos, além de cerca de 9.000 metros cúbicos de concreto utilizados em toda a construção.
“Estamos falando de uma intervenção pensada para os próximos 30, 40 anos. A prioridade aqui é a vida, é a segurança dos motoristas, dos motociclistas e dos pedestres”, explicou o vice-prefeito Renato Junior.