26.3 C
Manaus
23 de julho de 2025 | 03:02

Viaturas com câmeras do sistema Paredão, entregues pelo Governo do AM, já estão em operação em Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) já está operando com 272 novas viaturas e 100 motocicletas em Manaus. Os veículos foram entregues ontem (21-jul), pelo Governo do Amazonas, como parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.

O objetivo é reforçar o patrulhamento ostensivo e ampliar a capacidade de resposta da corporação, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.

As novas viaturas, 172 do modelo S10 e 100 do modelo Spin, são equipadas com sistemas de comunicação, rastreamento e, em parte da frota, com câmeras integradas ao Sistema Paredão, que permite a leitura de placas de veículos em tempo real.

A tecnologia facilita a identificação de restrições por roubo ou furto e fortalece o combate e a prevenção de crimes.

Reconhecimento facial

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a combinação entre a tecnologia embarcada permite deslocamento mais ágil, garantindo atuação rápida em ocorrências e maior presença nas ruas. Os novos equipamentos também ampliam a capacidade de prevenção e repressão imediata ao crime.

“Com as câmeras frontais, os nossos policiais vão identificar se determinado veículo tem alguma restrição, se já foi utilizado em alguma infração. É a tecnologia ajudando o policial”, detalhou o coronel Klinger.

“Também temos o reconhecimento facial que vai estar na palma da mão do policial quando ele fizer a abordagem, ele pode tirar uma foto e essa foto vai para o banco de dados. Lá já verifica se o suspeito tem mandado de prisão e algum antecedente criminal”, acrescentou.

Dona Maria Marlene mora no bairro Petrópolis há 40 anos e conta que recebeu com grande expectativa o reforço da segurança pública, por meio das novas viaturas.

“A sensação de segurança é muito importante na nossa área. Agora com mais polícia rodando na rua a gente vai se sentir mais segura no bairro”.

Leia também outras matérias

Enfermeira faz sexo com paciente e exige R$ 500 mil para não enviar fotos para esposa dele

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá quer rapidez na redução da tarifa de esgoto em Manaus

Redação Zero Hora AM

Moradores que deixarem de responder ao Censo 2022 poderão ser multados

Redação Zero Hora AM
Carregando....