Circula na internet imagens de um jovem negro sendo agredido e ameaçado por um homem armado na zona norte de São Paulo. Uma policial militar que presenciou a cena, mas não interveio.
O episódio foi registrado em frente à estação de metrô Carandiru, no domingo (12.nov), de acordo com o site Ponte Jornalismo. (veja o vídeo no final da página).
A confusão teria começado depois de uma suposta tentativa de assalto. O homem chutou o jovem, sacou uma arma e correu em sua direção.
Ele foi impedido de atirar por sua esposa, que se colocou na frente do jovem e gritou pedindo para que ele parasse.
A cena foi acompanhada por uma PM que estava em frente à estação do metrô. Pessoas presentes informaram a situação a ela, que se limitou a responder: “Liga no 190”.
Questionada sobre o porquê de não interferir na situação, a policial respondeu que estava de folga.

No entanto, as imagens mostram a mulher armada e usando o uniforme da Polícia Militar. O jovem foi em sua direção para pedir ajuda, mas a policial o afastou com chutes.
Investigação
À nossa redação, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) disse que apura o caso e busca identificar a profissional que aparece nas imagens.
O comportamento da PM poderá ser tratado como transgressão disciplinar grave. “A SSP informa que a Polícia Militar apura o caso e que trabalha para identificar a pessoa que aparece nas imagens.
Após apuração, o caso pode ser tratado como transgressão disciplinar grave, já que o comportamento omisso registrado em vídeo não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública.
VEJA O VÍDEO:
Vídeo: homem armado ameaça jovem e policial feminina se recusa a ajudar pic.twitter.com/ssXvfnieIC
— Zerohoraam (@zerohoraam) November 16, 2023