Um avião caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta (9). A aeronave, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, atingiu uma área residencial no bairro de Capela. Havia 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que não há sobreviventes.
O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). O tempo total de voo era de uma hora e 50 minutos. Registrada sob a matrícula PTB 2283, a aeronave é um turboélice modelo ATR-72.
O avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5km) em menos de dois minutos, segundo o site Flightradar24. A plataforma indica que, até então, a aeronave voava a 17 mil pés às 13h21 (horário de Brasília), a uma velocidade de 568 km/h.
A queda da aeronave foi no quintal de uma casa, em uma região de condomínios horizontais. Nenhum imóvel ou pessoa que que estava foi atingido, segundo o Corpo de Bombeiros. Mas imagens de canais de TV mostram carros queimando.
De acordo com a companhia aérea, todos os meios para apoiar os envolvidos foram acionados.
“Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores”, diz a nota da empresa.
A Polícia Militar de São Paulo foi acionada às 13h28 para atender a ocorrência. Segundo a corporação, o avião caiu perto da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
O Corpo de Bombeiros paulista confirmou a queda do avião em Vinhedo. Foram acionadas nove equipes, às 13h25, para atender as vítimas. A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo.
A Força Aérea Brasileira informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e uma equipe e investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) estão a caminho do local do acidente.
Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram o que seria a queda da aeronave.