28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 10:31

Wilker alerta Defesa Civil do AM sobre risco da estiagem em 2024 ser ainda pior

A possibilidade de a estiagem no Amazonas em 2024 ser mais severa do que a vivenciada neste ano, segundo especialistas, tem sido motivo de preocupação do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania).

O alerta do parlamentar foi dado ao secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel QOBM Francisco Ferreira Máximo Filho, durante Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada na segunda-feira (13-nov).

Wilker disse ao secretário que está preocupado com os dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgados no dia 8 de novembro, de que a temperatura global para 2024 deverá ser mais quente do que esse ano, devido a permanência do fenômeno El Niño até abril do próximo ano.

De acordo com o estudo, o fenômeno climático “contribuirá para o aumento ainda maior das temperaturas tanto na superfície da terra quanto nos oceanos”.

Para Wilker, o Estado precisa se planejar para evitar ou minimizar os estragos causados por uma nova seca histórica.

“Estudos científicos afirmam que a seca do ano que vem será mais severa do que esse ano. Os cientistas dizem que o clima ficará pior. Temos que nos preparar para isso!”, pontuou Wilker.

O deputado afirmou, ainda, que as ações do Estado para o enfrentamento da seca histórica desse ano precisam ser ampliadas, relatando problemas como a falta de abastecimento de água potável às comunidades afetadas pela estiagem.

Orçamento 2024

Com o risco da estiagem do ano que vem ser pior que esse ano, Wilker cobrou do secretário da Defesa Civil que o órgão atue na construção do orçamento 2024 do Estado apontando as necessidades e recursos necessários para o enfrentamento da possível nova seca histórica.

“Secretário, informe o que precisa para enfrentar uma calamidade que se avizinha novamente, sem dinheiro não tem investimento nem calamidade enfrentada. O orçamento 2024 que será aprovado na Aleam precisa corrigir falhas e levar atendimento aos locais mais distantes do Estado, diante da possibilidade de uma seca pior”, finalizou.

Leia também outras matérias

TCE-AM reprova prestação de contas e multa ex-presidente da Câmara de Pauini em R$ 54,5 mil

Hugo Bronzere

“É uma vitória dos amazonenses”, comemora Eduardo Braga sobre decisão do STF em favor da Zona Franca de Manaus

Redação Zero Hora AM

‘Pegadas do Diabo’: passos encontrados deixam cidade apavorada e são mistério até hoje

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo