Para concorrer à prefeitura de Manaus na eleição deste ano, o deputado estadual Wilker Barreto se desfiliou do partido Cidadania, mesma sigla do deputado federal Amom Mandel, que é pré-candidato ao cargo de David Almeida.
A desfiliação de Wilker atende à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que acatou o pedido apresentado pelo deputado.
A mudança não causa perda do mandato parlamentar, onde foi reeleito nas eleições de 2022.
No documento assinado no último dia 29 de fevereiro, o desembargador do TRE-AM, Pedro de Araújo Ribeiro, concedeu tutela provisória de urgência, em caráter liminar, para a Ação Declaratória de Justa Causa para Desfiliação Partidária, ajuizada por Wilker contra o partido Cidadania, devido à existência de incompatibilidades políticas entre as partes.
Além da desfiliação partidária, a decisão garante a manutenção do mandato eletivo de deputado estadual.
Pré-candidato a prefeito
O deputado recebeu a decisão do TRE-AM e confirmou a intenção em ser pré-candidato ao cargo de prefeito de Manaus na eleição deste ano.
A saída de Wilker foi autorizada desde dezembro do ano passado, em reuniões da Executiva Nacional do partido Cidadania.
“Incompatibilidades políticas”
Nas ocasiões, foi deliberado a liberação de sua permanência nos quadros da agremiação, em razão da existência de incompatibilidades políticas entre o partido político e o parlamentar.
No dia 22 de fevereiro deste ano, o presidente nacional da Federação PSB-Cidadania, Bruno Cavalcanti de Araújo, emitiu a carta de anuência em favor de Wilker, com o compromisso de não pleitear judicialmente o mandato eletivo do parlamentar.
Quem também considerou a decisão foi o presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Amazonas, Plínio Valério, no último dia 29 de fevereiro.