O novo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, deve ir à Assembleia Legislativa (Aleam) apresentar aos deputados e à sociedade o plano de ações de combate à criminalidade no Estado.
O pedido foi feito hoje (30-ago) pelo deputado Wilker Barreto, que estipulou o prazo de 30 dias para que o novo secretário tenha tempo de colocar o plano em execução e explicá-lo aos demais deputados.
O pedido de explicação do plano de Segurança ocorre um dia após o ex-secretário de Segurança, general Carlos Mansur, ser demitido do cargo.
A exoneração foi assinada terça-feira (29-ago) pelo governador Wilson Lima, após Mansur ser alvo da Operação Comboio, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).
“Bom trabalho ao novo secretário”
Em seu pronunciamento, Wilker desejou um bom trabalho ao novo secretário da SSP-AM, mas cobrou celeridade na apresentação de medidas para enfrentar a violência no Amazonas.
“Temos um novo secretário. Torço para que ele acerte e que sua expertise ao longo de uma carreira na PM possa servir ao Amazonas. Espero que em 30 dias tenhamos a presença do secretário, mostrando para Assembleia o seu planejamento”, ponderou Wilker.
Ainda na tribuna, o deputado sugeriu ao novo secretário a criação de uma parceria com as Forças Armadas para combater o crime nas fronteiras do Estado.
“Vou apresentar requerimento para que o coronel Vinicius, agora secretário, proponha um termo de parceria com as Forças Armadas, para atuar na fronteira. Seria a realização de um sonho para os nossos amigos do Alto e Médio Solimões aquela lancha da Marinha patrulhando a fronteira!”, argumentou o deputado.
“Tenho certeza que irá inibir os piratas e esse termo de cooperação é possível, basta querer”, finalizou Wilker.