Foi anunciado hoje (12-dez), pelo governo do Amazonas, o concurso público do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que será lançado até o fim de dezembro.
São 140 vagas para preenchimento imediato, revelou o governador Wilson Lima, durante evento comemorativo pelos 30 anos do órgão.
A banca organizadora será o Cebraspe, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. As vagas vão reforçar áreas estratégicas como licenciamento ambiental, fiscalização, geoprocessamento, tecnologia da informação e regularização fundiária.
Reajuste salarial para servidores do Ipaam
O governador também sancionou o reajuste da data-base dos servidores do Ipaam. Os 133 servidores ativos terão aumento de 5,53% a partir de 1º de janeiro de 2026, recompensando carreiras essenciais ao monitoramento e licenciamento ambiental no estado.
Segundo Wilson Lima, decisões técnicas do Ipaam interferem diretamente no avanço de obras e investimentos no Amazonas. Por isso, a valorização profissional e a ampliação do quadro de servidores são prioridades.
Cheques Verdes do Floresta+ Amazônia
No evento de hoje, produtores rurais receberam simbolicamente os Cheques Verdes do Projeto Floresta+ Amazônia. Nesta etapa, 525 produtores do estado serão beneficiados, com repasses estimados em R$ 2,6 milhões no primeiro trimestre de 2026.
O produtor Jones Bentes, contemplado por manter área preservada, celebrou a iniciativa e destacou o apoio governamental como essencial para práticas sustentáveis.
Autoatendimento à população
Como parte da transformação digital, foram entregues os primeiros totens de autoatendimento do Ipaam Digital.
Os equipamentos permitem a emissão de documentos com QR Code e funcionar em áreas de baixa conectividade, reduzindo etapas manuais e ampliando o acesso aos serviços ambientais.
A nova recepção do Ipaam também foi inaugurada, oferecendo mais acessibilidade, organização do fluxo de atendimento e conforto aos usuários.
