O pré-candidato ao Senado, Wilson Lima, destacou nesta sexta-feira (26-jun), durante a abertura do 59º Festival de Parintins, os investimentos realizados ao longo de sua gestão que, segundo ele, contribuíram para fortalecer a maior manifestação cultural da Amazônia e impulsionar obras estruturantes no município.
Na ilha, onde também comemorou seus 50 anos de idade, Wilson afirmou manter uma relação próxima com Parintins e lembrou que acompanha o festival há cerca de duas décadas.
Antes do início das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido, Wilson participou de uma coletiva de imprensa no Bumbódromo ao lado do governador Roberto Cidade, do vice-governador Serafim Corrêa, dos presidentes dos bois-bumbás, Rossy Amoedo e Fred Góes, além de parlamentares e outras autoridades.
Durante a entrevista, ele relembrou os desafios enfrentados no início de sua administração e afirmou que o trabalho conjunto entre o Governo do Estado, os bois, a Prefeitura e a Câmara Municipal foi decisivo para a retomada e o crescimento do festival.
“Quando assumimos, em 2019, havia muitas dúvidas sobre o futuro do Festival de Parintins. Construímos uma parceria com os bois, com a Prefeitura e com a Câmara para fortalecer esse patrimônio cultural. Depois enfrentamos o desafio da pandemia, mas em 2022 conseguimos realizar um grande festival. Hoje vemos um evento consolidado como um dos mais importantes da Amazônia, do Brasil e do mundo”, declarou.
Ao longo da visita ao município, Wilson percorreu diversos pontos da cidade, reencontrou moradores e conversou com empreendedores, trabalhadores e beneficiários de programas implantados durante sua gestão. Segundo ele, obras e ações executadas entre 2019 e 2026 continuam refletindo positivamente na qualidade de vida da população.
Entre as áreas que receberam investimentos durante seu governo, Wilson destacou segurança pública, saúde, cultura, turismo e a logística do Festival de Parintins, consideradas fundamentais para ampliar a estrutura do evento e melhorar o atendimento aos visitantes.
O ex-governador também defendeu a continuidade dos investimentos para garantir o crescimento do festival e fortalecer a identidade cultural amazônica.
“Tenho conversado muito com o governador Roberto Cidade sobre a importância de Parintins. É um compromisso dar continuidade a esse legado para que o festival siga crescendo como um grande espetáculo, fortalecendo, acima de tudo, a identidade amazônica, que representa quem somos como povo e sociedade”, afirmou.
Considerado o maior evento cultural da Região Norte, o Festival de Parintins movimenta milhares de turistas todos os anos, impulsiona a economia local e gera empregos temporários em diversos setores. Os investimentos em infraestrutura, segurança, saúde, turismo e logística são apontados como fatores essenciais para consolidar o município entre os principais destinos culturais do país.
