Iniciando um novo ciclo no Festival de Parintins, o governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou ontem (28-jun) a proposta de ampliação do bumbódromo.
O governador destacou que há a concepção de um projeto inicial, mas que o projeto final será feito com a colaboração dos bois Caprichoso e Garantido, e terá a palavra final da população de Parintins.
“Aqui nesta arena não está somente a nossa arte, mas está um apelo do povo que mora nesta região. É o apelo do caboclo, do índio, do quilombola, do ribeirinho, é um grito pela preservação da Amazônia, mas, acima de tudo, um grito pela preservação do homem, do cidadão que está aqui, que mora e que preserva a Amazônia melhor do que ninguém”, disse o governador.
Após a definição do projeto final, a previsão de duração da obra é de dois anos, sem acarretar prejuízos a realização do festival enquanto estiver sendo executada.
O anúncio foi feito na presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, do prefeito de Parintins, Bi Garcia, da vereadora de Parintins, Brena Dianná, senadores, deputados, secretários de Estado e outras autoridades.
Escolha da empresa
A partir do mês de agosto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) vai iniciar o processo licitatório para a escolha da empresa que vai elaborar o projeto arquitetônico.
No mês de novembro, serão realizadas audiências públicas para ouvir a população para que os parintinenses apresentem sugestões ao projeto.
O valor total da obra será definido após a conclusão do projeto arquitetônico.
A expectativa é de que o serviço seja licitado em 2025 e o início dos trabalhos ocorra em 2026.
De acordo com o governador, o objetivo é dobrar a capacidade de espectadores.
Com a ampliação, o bumbódromo passará a ter capacidade de público de mais de 26 mil pessoas, entre arquibancadas, arquibancadas especiais e camarotes.
A reforma também vai considerar a necessidade dos bois para acesso das alegorias, além de tornar ainda mais modernos o som e iluminação do espetáculo.