Foi entregue hoje (25-nov), pelo governo do Amazonas, a nova unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), cujo objetivo é incentivar a formação e qualificação profissional no Estado.
A nova unidade tem capacidade para atender 5,4 mil alunos por ano e funciona no Centro Cultural Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, zona leste. Essa é a terceira inaugurada pela atual gestão do Estado.
Ao inaugurar a unidade do Cetam, o governador Wilson Lima disse que a geração de emprego e renda é prioritária do governo. Por isso o Estado tem ampliado a oferta gratuita de cursos técnicos e de qualificação profissional por meio do Cetam.
“Estou emocionado porque estamos em uma área muito carente, que é a zona leste, uma área muito populosa, e eu vim da escola pública e não tive oportunidade de frequentar um centro como esse”, disse o governador.
“Hoje trabalho para que as pessoas possam ter aquilo que não tive na minha infância e juventude”, acrescentou.
O prédio da nova unidade possui dois andares, num total de 3.764,7 metros quadrados, e conta com 15 espaços. Entre eles, estão dez salas de aula, um laboratório maker, sala de música, duas bibliotecas e laboratórios técnicos equipados com o que há de mais moderno.
Entre os cursos oferecidos pelo Aníbal Beça estão os de Automação industrial, Eletrônica, Mecatrônica, Informática, Massoterapia, Multimídia, Design, Computação Gráfica, Corte e Costura, Gastronomia, Cabeleireiro, Esmalteria e outros.
O edital com vagas para será aberto dia 12 de dezembro, com previsão de início das aulas em 2 de janeiro.
“Para quem busca conhecimento”
“Concluir um curso no Cetam é altamente gratificante para quem busca conhecimentos”, comentou Francisco Moreira, de 46 anos, que recebeu das mãos do governador Wilson Lima, junto a outros cinco alunos, um certificado de conclusão pelo curso de Instalador de Sistemas fotovoltaicos.
Além de inaugurar o espaço e entregar certificados de conclusão a alunos do Cetam, Wilson Lima visitou alguns espaços da nova unidade de ensino técnico e profissionalizante.
“Educação transforma a vida das pessoas. Temos duas grandes metas em nosso governo. A primeira delas é o social, nosso Auxílio Estadual permanente, nosso Prato Cheio, e a nossa segunda grande meta é a geração de emprego e renda”, destacou o governador.
Espaços de formação
Entre os destaques da unidade Aníbal Beça está a biblioteca, que possui acervo de 8 mil exemplares e será aberta à comunidade, por meio de agendamento.
Além disso, um Laboratório de Gastronomia segue o padrão das novas unidades inauguradas no Conjunto Galileia, em Manaus, e no município de Benjamin Constant, com todos os utensílios culinários necessários para aprendizado de uma cozinha industrial e de restaurantes.
A primeira da zona leste
A nova unidade do Cetam, a primeira da zona leste, oferece cursos que atendem à demanda do mercado e as necessidades da população, além de ser uma preocupação do governo do Amazonas oferecer condições para amazonenses da capital e do interior aprenderem melhor a desenvolver suas potencialidades.
“Faz parte do plano do governador Wilson Lima a ampliação do atendimento de educação profissional e tecnológica no Amazonas. E nós, do Cetam, estamos investindo em estrutura, revitalizando unidades como essa e trazendo, pela primeira vez na história, cursos profissionais públicos e gratuitos para a zona leste de Manaus”, explicou José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Cetam.
O Centro Cultural Aníbal Beça manterá parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).
Balanço
Desde 2019, o Cetam já ofertou mais de 611 mil vagas em vários cursos no Amazonas.
Com o Aníbal Beça, são três unidades inauguradas na gestão Wilson Lima, incluindo a Escola de Educação Profissional – Galileia, também em Manaus, e uma Escola de Educação Profissional – Benjamin Constant.
Com isso, são mais de 15 mil novas vagas geradas nesse período.
Novas vagas a partir das novas unidades
- Galileia: tem capacidade para atender até 9 mil alunos por ano;
- Aníbal Beça: tem capacidade para atender até 5.400 alunos por ano;
- Benjamin Constant: pode ofertar vagas para até 1.280 alunos por ano.