Foi inaugurado hoje (20-set), na zona oeste de Manaus, o Terminal de Integração 7 (T7), localizado na avenida Torquato Tapajós, esquina com a avenida do Turismo.
A estrutura foi construída pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e como objetivo melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto aos moradores das zonas norte e oeste de Manaus, além de atender à zona rural na BR-174.
O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou a importância do T7.
“São 32 comunidades atendidas por este terminal, sem contar os nossos irmãos e lideranças também da área rural da BR-174. O terminal segue um padrão de modernidade. Padrão este que nós temos empreendido, nos terminais reformados e no transporte público, que, recentemente, recebeu cerca de 400 ônibus, todos com ar-condicionado e com câmera de monitoramento”, disse Rotta.
Com área total de 15.946,29 metros quadrados e arquitetura moderna e acessível, o T7 está equipado com tecnologias de ponta e oferece uma estrutura completa para atender a população com segurança e conforto.
O terminal conta com duas plataformas de embarque e desembarque, além de áreas dedicadas a ciclistas e veículos particulares.
Corredor viário da Torquato Tapajós
A nova estrutura foi projetada para proporcionar viagens mais rápidas e eficientes, especialmente pelo corredor viário da avenida Torquato Tapajós, que conecta o T7 diretamente às estações de transbordo do corredor da avenida Constantino Nery, oferecendo a possibilidade de pagamento de uma única tarifa para os usuários.
Uma das principais inovações trazidas pelo Terminal 7 é a reorganização das linhas de ônibus que atenderão a região.
O terminal será integrado por um total de 22 linhas, que permitirão mais conectividade entre as zonas norte, oeste e áreas adjacentes.
Dessas linhas, oito são novas, projetadas para suprir as demandas específicas das comunidades locais.