Líder absoluto da competição, a equipe do técnico Tite agora soma 31 pontos na primeira colocação. Essa foi a última partida da Data FIFA de outubro. O time canarinho volta a campo pelas Eliminatórias em novembro, contra a Colômbia.
O jogo
À vontade na etapa inicial, o Brasil não deu chances ao Uruguai em Manaus e desceu para o intervalo com dois gols de vantagem. O placar foi aberto logo na primeira boa chegada da Seleção: aos nove minutos, Fred deu lindo passe em elevação para Neymar, que dentro da pequena área dominou no peito e chutou sem chances para Muslera. Um a zero Brasil.
Seguindo na pressão, Lucas Paquetá fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área, aos 17 minutos. Neymar dominou e finalizou, a bola pegou em Godín e voltou para Raphinha mandar para as redes e fazer o segundo da equipe canarinho.
O Brasil ainda poderia ter fechado o primeiro tempo com mais gols, mas o goleiro Muslera evitou o pior para os uruguaios. Primeiro, aos 38 minutos, quando defendeu chute à queima-roupa de Neymar. Em seguida, aos 39 minutos, ao bloquear arremate perigoso do lateral Emerson.
A Seleção continuou em cima após o intervalo. Gabriel Jesus teve duas chances bem no início da etapa complementar. Na marca dos três minutos, arriscou chute forte e parou em Muslera. Aos cinco minutos, o arqueiro do Uruguai fez outra boa defesa em finalização do camisa nove.
Só que o terceiro gol brasileiro acabou sendo questão de tempo. Na marca dos 12 minutos, Neymar recebeu passe de Jesus e deu um tapa de primeira para o meio. Raphinha apareceu em velocidade e soltou a bomba de canhota para anotar seu segundo gol na partida.
O quarto gol da Seleção Brasileira quase aconteceu aos 28 minutos, quando Gabigol recebeu passe de Neymar na área e finalizou. Mas Muslera salvou. A seleção uruguaia descontou aos 30 minutos. Após Piquerez sofrer falta na entrada da área, Suárez cobrou falta com força e acertou o cantinho de Ederson, sem chances para o goleiro brasileiro.
Mas o quarto gol veio. Quando o relógio apontava 37 minutos, Neymar cruzou na cabeça de Gabigol, que na marca do pênalti cabeceou para o fundo das redes. No fim, o Brasil confirmou sua 10ª vitória nas Eliminatórias e saiu de campo debaixo de muitos aplausos das arquibancadas.
Brasil: Ederson, Emerson, Thiago Silva, Lucas Veríssimo e Alex Sandro: Fabinho (Douglas Luiz), Fred (Edenílson) e Lucas Paquetá (Antony); Raphinha (Everton Ribeiro), Neymar Jr. e Gabriel Jesus (Gabigol)