7 de dezembro de 2025 | 13:11

Agentes comunitários de saúde dobram o piso salarial com apoio do dep. Pablo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/03) à noite a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11 que cria piso salarial de dois salários mínimos (R$ 2.424) para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em todo Brasil.

A PEC contou com o voto favorável do deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo, que desde que assumiu o mandado parlamentar, em 2019, defende a valorização profissional dos trabalhadores da Saúde.

Pablo explica que a proposta tramitava há 11 anos no Congresso, mas graças à mobilização de deputados que apoiam os agentes da Saúde, a medida foi votada e aprovada ontem.

“A proposta estabelece o direito à aposentadoria especial, mais um adicional por insalubridade devido aos riscos das atividades desempenhadas”, explica Pablo.

O Brasil tem, atualmente, cerca de 400 mil agentes no Brasil.

“São trabalhadores que tiveram um importante papel no combate à pandemia e no socorro aos pacientes, por isso merecem uma remuneração justa e condigna de acordo com suas tarefas”, acrescentou Pablo.

De onde vêm os recursos?

Os recursos para pagamento dos profissionais deverão constar do Orçamento Geral da União com dotação própria e exclusiva e serão repassados pela União aos municípios, Estados e Distrito Federal.

Caberá aos municípios, estados e Distrito Federal estabelecer incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Leia também outras matérias

Pé-de-Meia: Após liberação do TCU, R$ 1 mil devem ser pagos ainda em fevereiro, afirma ministro

Redação Zero Hora AM

Prefeitura de Manaus interdita via para montagem de estrutura do Réveillon, na Ponta Negra

fabiocosta

Pacto da Sustentabilidade: 59 empresas aderem à iniciativa do MPor e se comprometem com práticas ESG

Redação Zero Hora AM
Carregando....