Faltando menos de um mês para o 55º Festival Folclórico de Parintins, o deputado Tony Medeiros (PL) demonstrou preocupação com o fechamento do porto da cidade de Parintins.
Há mais de dois anos o porto está fechado, o que impede a atracação de embarcações e o embarque e desembarque de passageiros.
A falta de um local destinado ao transporte fluvial pode prejudicar a chegada de turistas ao município e causar prejuízos à economia de Parintins.
“Estamos todos apreensivos, pois o festival está às portas de acontecer e vimos pouca ou quase nenhuma ação das autoridades federais para resolver a situação. Já vamos completar dois anos com o porto fechado e isso nos preocupa bastante”, disse.
De acordo com o deputado a expectativa é que o trabalho de recuperação que está sendo realizado fique pronto antes do festival.
“Os artistas, a população da cidade, a classe empresarial, as autoridades municipais e estaduais, todos estão trabalhando para que este ano seja realizado o maior festival de todos os tempos. E para isso a reabertura do porto é fundamental”, ressaltou o parlamentar.
Tony destacou ainda que o porto construído em 2004 e que custou mais de R$ 20 milhões, nunca cumpriu satisfatoriamente com seu papel devido durante muito tempo estar sempre em reforma.
“E quem sofre com isso são os usuários que são obrigados a procurar os portos alternativos, pois além de serem pagos, na maioria das vezes, não oferecem a estrutura necessária para o embarque e desembarque de passageiros e de cargas”, completou.
O deputado lembrou que por diversas vezes cobrou a reabertura do porto. “Já falamos na tribuna dessa Casa, já participamos de reuniões com os diretores do Dnit, já mostramos o quanto o porto é necessário para a população, mas, infelizmente parece que existe um descaso por parte dos gestores e o porto continua fechado. Já cobramos e vamos continuar cobrando até que o porto seja reaberto”, concluiu o deputado.