29.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 01:09

Denúncias revelam falta de medicamentos no HPS João Lúcio e atendimento precário no PS da Criança na zona oeste

Wilker Barreto (Cidadania) voltou a denunciar hoje (23-jun) o caos da Saúde Pública do Estado e o drama vivido pelo povo amazonense nos hospitais.

O parlamentar revelou que o Hospital e Pronto Socorro (HPS) Dr. João Lúcio, na zona leste de Manaus, está sem medicamentos essenciais para o tratamento dos pacientes, enquanto que pais e crianças aguardam mais de quatro horas para serem atendidos no HPS da Criança da Zona Oeste, que está superlotado.

Wilker apresentou o áudio de uma paciente que procurou o Gigante da Zona Leste após ter uma crise de vesícula.

A denunciante relata que, após ser atendida, foi informada que a unidade hospitalar não tinha medicamentos como Dipirona, Buscopan e Pantoprazol, essenciais para o tratamento da doença biliar, e que teve que comprar os remédios com seu próprio dinheiro.

Outro relato mostrou a situação caótica no Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, localizado no bairro Compensa.

Segundo um pai, cujo nome foi preservado, a unidade infantil encontra-se com falta de profissionais e superlotação, além de crianças com suspeitas de diversas doenças tendo que ficar misturadas em ambiente fechado, sob grande risco de contaminação.

Ainda de acordo com o relato, a demora para atendimento chega a durar mais de quatro horas.

Wilker criticou a omissão do governo Wilson Lima diante das problemáticas denunciadas, apontando que o Executivo prefere gastar o dinheiro público em áreas menos prioritárias do que investir para solucionar o colapso da rede estadual de saúde.

“Essa senhora que deu depoimento tinha o dinheiro para comprar o remédio, e quem não tem, vai para casa com dor? Fica com dor em casa? Não esqueçamos das crianças no chão do hospital, isso para mim é a prova cabal materializada que esse Wilson Lima é um irresponsável, fez o que fez na pandemia, machucou o nosso povo, morreram inocentes e ainda continua fazendo graça com dinheiro do contribuinte. É uma falta de respeito pagar à vista R$ 121 milhões com terrenos e o nosso povo não ter o mínimo nos hospitais”, ponderou o deputado.

Dinheiro pelo ralo

Na última quarta-feira, (22-jun) Wilker denunciou que o Governo do Amazonas pagou mais de R$ 121 milhões para desapropriar três terrenos localizados na zona leste de Manaus, sob a justificativa de atender interesse social, apesar de não detalhar o objetivo.

O parlamentar revelou que os pagamentos milionários das desapropriações foram efetuados pelo Executivo estadual no dia 15 de junho de 2022, através da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT).

Leia também outras matérias

No “Prêmio Mulher Cidadã”, Jander Lobato destaca trabalho de inclusão social realizado por mulheres em Manaus

Redação Zero Hora AM

Bolsonaro diz que virá em maio à Manaus e deve aquecer pré-campanha à prefeitura

Hugo Bronzere

Aleam aprova projeto e confirma luta de Eduardo Braga contra instalação de novos medidores de energia

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo