27.3 C
Manaus
16 de julho de 2025 | 23:25

Sikêra Jr é denunciado pelo MP-AM por homofobia

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) denunciou esta semana José Siqueira Barros Júnior, mais conhecido como Sikêra Jr., apresentador do programa Alerta Amazonas, da TV A Crítica, em Manaus, e do programa Alerta Nacional, da RedeTV, pela prática e incitação de homofobia durante a transmissão do programa de televisão “Alerta Nacional”, nos dias 18 e 25 de junho de 2021.

No dia 18 de junho, o denunciado fez afirmações homofóbicas contra pessoas LGBTQIA+ falando de relações familiares entre pais heterossexuais e filhos com orientação homoafetiva.  No dia 25 do mesmo mês, Sikêra criticou uma peça de campanha publicitária da empresa Burguer King ofendendo, discriminado e desqualificando pessoas com orientação homossexual.

No ano de 2019, o Supremo Tribunal Federal igualou a homofobia ao crime de racismo, previsto no art. 20 da Lei n. 7.716/1989, que  define como a prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Para a Promotora de Justiça Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima, titular da 91ª Promotoria de Justiça e responsável pela denúncia, nem o direito à liberdade de expressão e nem o direito à liberdade de imprensa albergam o discurso do ódio feito pelo apresentador.

“Trata-se de evidente prática de discurso de ódio, na qual o denunciado incita, em rede nacional, o medo e a intimidação da população LGBTQIA+, impedindo que estes se integrem plenamente à sociedade, além de AUMENTAR O DESPREZO e a ideia de VIOLÊNCIA MORAL PARA ESSES grupoS”, enfatizou.

Leia também outras matérias

Programa Bolsa Universidade 2025 tem resultado preliminar divulgado pela prefeitura de Manaus

Hugo Bronzere

Mulher flagra namorado com amante no motel, posta vídeo na Internet e fica famosa

Redação Zero Hora AM

Em Iranduba, crianças são atingidas por balas perdidas durante confronto entre facções criminiosas

Redação Zero Hora AM
Carregando....