27.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 23:23

Equipe de Endemias de Rio Preto da Eva realiza ação de combate ao Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto da Eva (SEMSA), por meio do setor de endemias, começou hoje (13-jul) a ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. A medida foi adotada após o município registrar 13 casos de dengue.

“Nosso objetivo com isso é diminuir a população do mosquito Aedes Aegypti. Estamos com equipe fazendo a borrifação, e também uma equipe visitando as casas fazendo a educação em saúde, orientando os moradores sobre os cuidados com recipientes com água parada”, informou Anteones Almeida, gerente de endemias de Rio preto da Eva.

A ação vai ser feita em três ciclos. Os agentes vão visitar os bairros Centro, Morada do Sol e Parque dos Coqueiros, fazendo os trabalhos de borrifação e orientação, na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.

Na semana que vem, os agentes voltam a esses locais, e na semana seguinte, voltam mais uma vez, até completar os três ciclos.

“O trabalho está sendo realizado nesses três bairros porque foram moradores dessas localidades os diagnosticados com dengue. Vale lembrar que há muito tempo o município não registrava casos da doença, então estamos trabalhando para eliminarmos todos os focos do mosquito”, disse Anteones.

Esse é um ótimo período para a proliferação do mosquito devido à mudança climática e às constantes chuvas, por isso a importância da ação.

A população é a principal aliada da equipe de saúde. “Pedimos o apoio dos moradores para não deixar água acumulada em recipientes; que fiscalizem o seu espaço e também o espaço do vizinho; que façam esse trabalho de orientação e não deixem água parada. Juntos vamos vencer o Aedes Aegypti”, finalizou o gerente de endemias.

Leia também outras matérias

“Sou contra os ataques antidemocráticos ao Congresso Nacional e STF”, declara Amom, nas redes sociais

Redação Zero Hora AM

Incêndio em estação de tratamento de água deixa 60 bairros de Manaus sem abastecimento de água

Redação Zero Hora AM

Idoso morre atr0pelado em avenida de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo