26.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024 | 00:16

Secretário de Saúde do AM quer proibir que deputados fiscalizem hospitais

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) criticou hoje (14-jul) o ofício do secretário estadual de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, encaminhado à Comissão de Saúde e Previdência da Casa Legislativa (CSP-Aleam), solicitando a suspensão do parecer que autoriza seus membros, seja de forma individual ou coletiva, a fiscalizarem qualquer unidade de Saúde do Estado.

Segundo o documento, enviado pela SES-AM à comissão temática no dia 23 de junho de 2022, o titular da pasta da Saúde pede a “suspensão dos efeitos do aludido Requerimento nº 4923/2021, até ulterior deliberação que poderá ser democraticamente construída em perfeito e amplo diálogo com esta Pasta de Saúde”.

O secretário completa, ainda, que a medida evitará “constrangimentos e desgastes institucionais desnecessários e prejudiciais ao bom desenvolvimento do Estado Democrático de Direito”.

Para Barreto, o pedido de Anoar é um grave desrespeito às prerrogativas constitucionais do Legislativo estadual em fiscalizar e apurar os atos do Governo. O parecer do Requerimento nº 4923/2021 fundamenta a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo com base no artigo 28, Inciso XV, da Constituição do Estado do Amazonas e o artigo 49 , inciso X, da Constituição Federal.

O documento destaca ainda a Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011, que garante o direito de acesso a documentos públicos, bem como o efetivo controle da Administração, cabendo a averiguação do correto funcionamento dos serviços e aplicação da verba pública.

“Eu já vi de tudo, mas é a primeira vez que vejo secretário pedir que a comissão da saúde tenha que sentar com ele e combinar o jogo da fiscalização. Isso é uma insanidade, é uma audácia um secretário de saúde querer tolir um parlamento de exercer a sua função”, ponderou Barreto.

O documento do secretário foi uma resposta ao ofício nº 031/2022, expedido pela Comissão de Saúde da Aleam e encaminhado à SES-AM, no dia 6 de maio, a fim de comunicar a pasta sobre a autorização consignada aos seus membros, de forma individual ou coletiva, ao acesso em qualquer unidade de saúde do Estado. A permissão é fruto do requerimento nº4923/2021, de autoria do deputado Wilker, e que foi atendido pela Comissão.

Leia também outras matérias

Restos mortais de homem são encontrados em kitnet no Centro de Manaus

Redação Zero Hora AM

Igarapé na Cachoeirinha recebe coleta de esgoto e moradores sentem melhoria na qualidade da água

Hugo Bronzere

Desvio de sobras do Fundeb terá pena de até 12 anos de prisão, garante projeto de dep. Pablo

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo