Na última segunda-feira (08–ago) o 1° AM Grupo Escoteiro Murilo Braga completou 64 anos de fundação. A festa de comemoração aconteceu neste sábado (13-ago) na sede do grupo escoteiro, sediada no Comando de Policiamento de Área da zona Norte de Manaus.
Entre às comemorações o encontro festivo contou com a presença dos grupos escoteiros: G.E. Chapada, G.E. Dom Bosco, G.E. Israel, G.E. Padre Libermann e ex-integrantes do grupo das décadas de 60, 70, 80, 90 muitos deles foram homenageados com certificados e medalhas.
O 1° AM Grupo Murilo Braga é a unidade escoteira mais antiga do Estado do Amazonas, sem deixar de funcionar um ano sequer.
Entre os seus membros se destacam o atual comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Marcus Vinicius Oliveira de Almeida e outros que já passaram pelo grupo e hoje ocupam cargos de destaque no Estado.
Segundo a coordenadora da Comissão Intitucional do grupo, Chefe Edna Dinelli neste encontro tivemos a oportunidade juntar membros das antigas e os novos integrantes do grupo “Fico muito feliz em rever essas pessoas, eles escreveram a história do Murilo Braga, isso firma a nossa missão de construir um mundo melhor com pessoas atuantes e formadoras de opinião na nossa sociedade, só quem passou pelo movimento escoteiro sabe o que é respeito, companheirismo, civismo e valores éticos” disse a chefe escoteira.
O que é o Escotismo:
O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.
Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento; Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.
Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho.
O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros.
Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.
O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.
Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho.
O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros. Para participar do movimento escoteiro basta acessar a página oficial da região escoteira do Amazonas no site: www.escoteirosdoamazonas.org.br
Veja às fotos: