O deputado federal eleito pelo Amazonas, Amom Mandel (Cidadania), participou do fórum “O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura” nos dias 16 a 18 de novembro, em Lisboa, Portugal. O congressista aproveitou para buscar investimentos para a implantação do mercado de crédito de carbono no estado nortista.
Amom palestrou no painel com o tema “Investimentos em Sustentabilidade Ambiental – Créditos de Carbono à Amazônia”, junto ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e presidente do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa, Júlio Assis Corrêa Pinheiro.
Também participou do painel o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e membro do Conselho de Administração na Desenvolve, Gustavo Lopes e o CEO da Future Carbon Group, Fabio Galindo.
Na ocasião, Amom falou sobre a emergência climática vivida pela população mundial e a necessidade de se desenvolver meios para combater o avanço do desequilíbrio ambiental, sendo uma alternativa viável ao Amazonas o mercado de crédito de carbono.
“Amazonas precisa de choque de realidade”
“O Amazonas é o lugar ideal para que a gente desenvolva esse mercado. No entanto, atualmente, o maior mercado de crédito de carbono que temos no mundo fica na China, o que é um absurdo”, alertou Amom.
“Há uma certa desconfiança por parte da comunidade internacional em relação ao Brasil. Como representante do Amazonas, posso dizer que não é uma mera impressão. Nosso Estado precisa de um choque de realidade e de leis”, acrescentou.
Amom continua a agenda internacional e deve se reunir nos próximos dias com especialistas em crédito de carbono. Todos os custos com a viagem são arcados pelo próprio Amom Mandel, não havendo nenhum recurso público envolvido em sua ida a Portugal.