31.3 C
Manaus
22 de maio de 2025 | 11:49

INSS indenizará homem que foi identificado como “Zé Buceta” na CTPS

Um homem que teve os dados pessoais alterados, como o nome social modificado para “Zé Buceta da Silva”, na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital receberá uma indenização no valor de R$ 5 mil do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão é do juiz Federal Antônio André Muniz Mascarenhas de Souza, da 1ª vara-gabinete do Juizado Especial Federal de São José dos Campos, São Paulo (TRF3).

Ao utilizar a carteira de trabalho digital para solicitar seguro-desemprego, o homem percebeu, em novembro de 2020, a alteração dos seus dados cadastrais, como o “novo” nome social, modificação do gênero e alteração do seu grau de instrução – de superior completo para ensino médio completo.

Na decisão, o juiz salientou que o INSS não foi capaz de identificar o autor das modificações dos dados da vítima. Além disso, alegou que “revela-se uma falha estatal na prestação do serviço público e gestão do banco de dados, uma vez que possibilitou-se ofensa grave, de origem até o momento não identificada, à honra do cidadão”.

Na decisão, o juiz determinou a alteração do nome social da vítima e, também, determinou o pagamento de R$ 5 mil, com juros e correção monetária, por danos morais pelo INSS.

Leia também outras matérias

Moradores da comunidade Costa da Conceição, em Itacoatiara, reclamam de demora na construção de escola de alvenaria

Redação Zero Hora AM

Dep. Dermilson cobra progressão automática para PM, PC e Bombeiros

Redação Zero Hora AM

Cunhã-poranga do Garantido posta foto com calcinha vermelha e ganha elogios até da galera do Caprichoso

Redação Zero Hora AM
Carregando....