29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 20:56

Asteroide passará hoje à noite no céu do Brasil, mais baixo que os satélites de comunicação

Descoberto sábado passado por astrônomos, um asteroide passará hoje (26-jan) à noite pelo céu da América do Sul, podendo ser visto no Amazonas.

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o corpo celeste estará a apenas a 3.600 quilômetros acima da superfície terrestre. Isso é mais perto que os satélites de comunicação que orbitam a Terra.

Por sorte o asteroide tem apenas 3,5m a 8,5m de diâmetro e não apresenta risco de colisão com o planeta. Pelo menos é o que disse a Nasa, em comunicado hoje, nas redes sociais.

“O asteroide 2023 BU tem aproximadamente o tamanho de um caminhão baú e está previsto para fazer uma das aproximações mais próximas à Terra já registrado”, afirmou a Nasa.

A distância será tão curta que espera-se que o caminho do asteroide ao redor do Sol seja significativamente alterado. Antes de encontrar a Terra, a órbita era aproximadamente circular.

Após o encontro, a órbita do corpo celeste será possivelmente mais alongada. O 2023 BU completará uma órbita a cada 425 dias.

A previsão é que o asteroide passe pelo América do Sul por volta das 23h, no horário de Brasília.
Apesar da proximidade com a Terra, o corpo celeste não representa riscos e não impactará a superfície terrestre e, mesmo que isso acontecesse, ele se transformaria em uma bola de fogo e se desintegraria de maneira inofensiva na atmosfera.

Só foi descoberto no último sábado

O asteroide foi descoberto pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov no sábado (21-jan). Ele também foi o responsável pela descoberta do cometa interestelar 2I/Borisov.

Contudo, apesar da impressionante proximidade, as chances de visualizar o asteroide a olho nu são baixas. No entanto, o canal The Virtual Telescope Project transmitirá o fenômeno ao vivo no Youtube.

Leia também outras matérias

Governo do AM discute com Petrobras medidas para que Amazonas não seja afetado pelo aumento nacional do gás natural

Redação Zero Hora AM

Ex-gestores do Prourbis terão que devolver R$ 22,4 milhões aos cofres públicos, determina TCE-AM

Hugo Bronzere

Autistas terão assegurados serviços de saúde e planos médicos, garante projeto de Amom

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo