Com a proposta de usar o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento social, a concessionária Águas de Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus, dá o apito inicial para o projeto Futebol de Rua pela Educação.
O objetivo é promover a prática esportiva e proporcionar saúde, qualidade de vida e conhecimento para crianças e adolescentes de escolas públicas municipais de Manaus.
O projeto contempla alunos com idades entre sete e 14 anos das escolas municipais Professor Raimundo Almeida Lúcio, localizada no bairro Colônia Terra Nova, na zona norte da cidade, e Professora Maria Auxiliadora, situada na comunidade João Paulo II, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
As aulas de futebol ocorrerão no contraturno escolar, em dois dias da semana. A previsão é que pelo menos 180 estudantes sejam atendidos pelo projeto.
“Estamos presentes dentro das comunidades, em contato direto com essas famílias, e entendemos a importância de oferecer práticas esportivas e acompanhamento pedagógico para as crianças e adolescentes”, destaca Semy Ferraz, Relações Institucionais da concessionária.
“Quando falamos em levar saúde e dignidade para as pessoas estamos falando em entender a realidade e buscar alternativas para melhoria da qualidade de vida”, acrescentou.
Futebol de rua e educação escolar
As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua pela Educação, que é baseada em três pilares de atuação: inclusão esportiva, formação de valores e apoio à educação escolar.
Durante o ano, os estudantes terão oportunidade de participar de práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores.
“Eles vão aprender sobre esporte, vão aprender sobre educação socioemocional, que é tão importante nos dias atuais. Eu quero agradecer essa parceria, esse apoio. Nós estamos dando as mãos: empresa, Instituto Futebol de Rua pela Educação, órgãos públicos”, resume o coordenador do projeto, Eber Cristian Dartora.
As escolas escolhidas para receber o Instituto Futebol de Rua pela Educação estão localizadas em áreas onde muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade.
Os alunos que irão participar do projeto serão acompanhados pedagogicamente e uma das condições para que permaneçam nas atividades e que tenham um ótimo rendimento escolar.