27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 06:49

‘Buracômetro’: aplicativo de fiscalização é lançado em cinco cidades do Brasil

Lançado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) em fevereiro deste ano, em Manaus, o aplicativo “Buracômetro” chega à primeira fase de expansão ao ser implementado em outras cinco cidades brasileiras.

Por meio da ferramenta, a população poderá enviar denúncias relacionadas aos problemas de infraestrutura das cidades.

O aplicativo chegou a municípios das regiões norte, nordeste e sudeste, por meio de parceria com parlamentares locais e ativistas políticos interessados na ferramenta.

Em Boa Vista (RR), o aplicativo foi lançado em parceria com o vereador Ruan Kenobby (PV); em Caucaia, não região metropolitana de Fortaleza (CE), o publicitário Ícaro Bonfim foi o responsável pelo lançamento; e em Rio Claro, município do Estado de São Paulo, o aplicativo foi lançado pela vereadora Carol Gomes (Cidadania).

Outros dois municípios que aderiram à plataforma foram Paraíso de Tocantins, no Estado de Tocantins, pelo deputado estadual Nilton Franco (Republicanos). Em Botelhos, Minas Gerais, o vereador Marcos Vinicius (PV) foi quem ofereceu a ferramenta aos cidadãos.

Para Amom, a adesão das cidades em diferentes regiões do País representa um progresso significativo.

Conforme explicou, outras 10 cidades estão em fase de testes para que estejam aptas a fazer o lançamento em breve, incluindo Brasília, no Distrito Federal.

“Estamos trabalhando para que o Buracômetro seja nacional. Teve início em Manaus, mas estamos firmando parcerias apartidárias e independentes para que a população de todo o Brasil tenha acesso à plataforma em suas respectivas cidades e tenha o poder de fiscalizar os seus gestores”, declarou o parlamentar.

Sucesso do Buracômetro

Disponibilizado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS, o Buracômetro concentra as denúncias relacionadas à falta de infraestrutura nos municípios.

A versão inicial permite o envio de demandas relacionadas aos buracos em vias públicas e, posteriormente, a plataforma também permitirá denúncias sobre outros problemas de infraestrutura.

O envio das informações detalhadas, como localização em tempo real e fotografias, permitirá a realização de um mapeamento com dados reais e atualizados dos problemas estruturais.

Leia também outras matérias

Silvio Santos assiste vídeos de Tiago Abravanel, no BBB, e proíbe torcida no SBT

Redação Zero Hora AM

CARTA ABERTA AO GOVERNADOR WILSON LIMA

Redação Zero Hora AM

Amazonas decreta ponto facultativo no feriado da Semana Santa

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo