24.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 23:03

Deputado Felipe Souza explica como ficará o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) após assinatura de decreto federal

Na Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) falou sobre a assinatura do decreto que qualifica a Organização Social (OS) sem fins lucrativos que vai gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

A ação é fundamental para ampliar pesquisas, desenvolvimento e inovação por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. O decreto foi assinado em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

O CBA tem como objetivo criar alternativas econômicas inovadoras e sustentáveis para aproveitar a biodiversidade amazônica, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico da região com sustentabilidade.

Por meio de pesquisas com matérias-primas locais, desenvolvem-se medicamentos, alimentos, cosméticos e até energias renováveis.

Felipe Souza destacou os benefícios que a ação trará à Organização Social qualificada para gerir o CBA. “Essa ação vai permitir que a captação de recursos seja ampliada e que o desenvolvimento Biotecnológico no Amazonas seja ainda maior, atraindo muitos investidores. Vejo como um grande propulsor da economia para o nosso estado”, declarou.

O governador em exercício do Amazonas, Tadeu de Souza, ressaltou que a assinatura é “uma conquista e uma superação” que irá resolver uma disfunção no ambiente de negócios da região amazônica, com soluções inovadoras.

Futuro do CBA

O Centro de Bionegócios da Amazônia é composto por mais de 30 unidades componentes, como laboratórios, unidades de apoio tecnológico, unidades de apoio técnico e áreas administrativas, todas dotadas de modernas instalações.

Organização Social

O edital de chamamento público para a escolha do gestor, como OS, foi lançado em 2022 para posicionar o CBA como centro de inteligência, apoio e fomento às iniciativas que promovam o aproveitamento econômico, racional e sustentável da biodiversidade da Região Amazônica.

A qualificação da Organização Social é uma importante conquista para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Leia também outras matérias

Rodoviários pedem reajuste salarial de 12% e têm proposta recusada pelos empresários

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá conversa com moradores do Ramal Cachoeira do Leão em busca de soluções para os problemas da comunidade

Redação Zero Hora AM

Mulher morre atropelada por micro-ônibus na zona norte de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....