26 de novembro de 2024 | 23:23

Justiça não acata pedido de vereador para reduzir tarifa de ônibus

O juiz plantonista Marcelo Manuel Vieira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), rejeitou pedido de suspensão do reajuste da passagem de ônibus para R$ 4,50 em Manaus, que está em vigor desde domingo (21-mai).

O pedido foi apresentado pelo vereador Carpê Andrade, na última sexta-feira (19-mai).

O vereador sustentou que o decreto que prevê o reajuste da tarifa foi assinado sem a participação da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar pediu urgência para a derrubada do decreto.

O juiz avaliou que a justiça não pode conceder medida liminar em assuntos do tipo por violar a ordem pública. Ainda segundo o juiz, a Prefeitura de Manaus possui legitimidade para adotar o reajuste da tarifa do transporte público e que ações judiciais podem ser tomadas apenas quando houver provas definitivas de ilegalidades.

“Desse modo, a cautela impede que seja sustada a recomposição tarifária estipulada pelo Poder Público. Postura tão drástica deveria ocorrer somente após a constatação, sem dúvidas, de que, de fato, existe uma ilegalidade. Isso, contudo, somente pode ser atestado após a devida instrução, com o decurso da tramitação completa do processo judicial originário”, explica o juiz.

A decisão foi tomada no último sábado (20-mai).

Leia  a decisão

Leia também outras matérias

Escola de Contas do TCE-AM abre inscrições para curso de Transferências Voluntárias

Redação Zero Hora AM

Mulheres rebolam e mostram calcinha em posto de combustíveis no bairro Alvorada

Redação Zero Hora AM

Senado deve fazer alterações no texto da reforma tributária, avalia Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo