Solidário e preocupado com a situação dos entregadores em Manaus, após um trabalhador ser agredido, o vereador Sassá da Construção Civil (PT) fez uma indicação à Superintendência Regional do Trabalho e Empego do Amazonas (DRT/AM).
Intensão é que sejam realizadas fiscalizações para combater o assédio e o tratamento desrespeitoso aos entregadores em condomínios, prédios e residências privadas em Manaus.
De acordo com o vereador Sassá, a categoria é vítima de humilhação e até violência física, o que precisa ser combatido.
“Recentemente, um pai de família de 49 anos saiu para trabalhar e voltou para casa com a cara toda quebrada, ao ser agredido por um morador de condomínio. Isso não está certo e precisa da fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho”, afirmou o vereador.
Trabalhadores desamparados
A indicação 534/2023, o parlamentar argumenta que “as empresas do setor, (I Food e Uber Eat, entre outras), não possuem política de relações de trabalho capazes de inibir e/ou evitar maus tratos aos entregadores”.
“O comportamento condenável por parte de clientes estressados e mal educados, ocorre no momento da entrega de pedidos em condomínios, prédios e residenciais privados de Manaus”, esclarece o documento.
“No propósito de combater a crescente prática discriminatória à rotina dos trabalhadores, é que, Indico a esta DRT/AM, proceder a devida fiscalização da atividade, objetivando enfrentar a prática de assédio e tratamento discriminatório aos entregadores”, argumentou o vereador.
A indicação foi aprovada hoje (28-jun) pelo plenário da CMM e segue para o conhecimento da DRT/AM.
Leia o documento.