28.3 C
Manaus
11 de abril de 2025 | 13:31

Voto de Alexandre de Moraes torna Bolsonaro inelegível por 8 anos

Por cinco votos a favor e dois contra, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. O último voto foi dado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (30-jun), acompanhando voto do relator em favor da condenação.

Moraes frisou que Bolsonaro propagou mentiras e destacou uso indevido da máquina pública para disseminar fake news.

“Toda a produção foi feita para que a TV Brasil divulgasse e a máquina existente de desinformação multiplicasse a desinformação para chegar ao eleitorado”, sustentou Moraes em seu voto.

Com a decisão, o ex-presidente tem seus poderes políticos cassados por 8 anos, estando até 2030 impedido de se candidatar nas eleições seguintes.

Votaram a favor da condenação os ministros Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Ramos, Cármem Lúcia e Alexandre de Moraes. Os votos divergentes foram dos ministros Raúl Araújo e Nunes Marques.

Bolsonaro foi condenado por abuso de poder político por conta de reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022, onde proferiu ataques contra o sistema eleitoral, alegando fraudes no sistema de contagem de votos, mas sem apresentar provas.

O ex-presidente também foi condenado por uso indevido de meios de comunicação do governo, pois a reunião foi transmitida pela TV oficial do governo federal.

 

Leia também outras matérias

Wilson Lima reúne com representantes de empresa de veículos elétricos e destaca importância da transição para transportes sustentáveis

Redação Zero Hora AM

Audiência pública em Brasília discutirá plano de combate à estiagem e queimadas no AM

Hugo Bronzere

Poeta amazonense é finalista do Prêmio Jovem Thiago de Mello

Hugo Bronzere
Carregando....