29.3 C
Manaus
15 de maio de 2024 | 12:41

Voto de Alexandre de Moraes torna Bolsonaro inelegível por 8 anos

Por cinco votos a favor e dois contra, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. O último voto foi dado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (30-jun), acompanhando voto do relator em favor da condenação.

Moraes frisou que Bolsonaro propagou mentiras e destacou uso indevido da máquina pública para disseminar fake news.

“Toda a produção foi feita para que a TV Brasil divulgasse e a máquina existente de desinformação multiplicasse a desinformação para chegar ao eleitorado”, sustentou Moraes em seu voto.

Com a decisão, o ex-presidente tem seus poderes políticos cassados por 8 anos, estando até 2030 impedido de se candidatar nas eleições seguintes.

Votaram a favor da condenação os ministros Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Ramos, Cármem Lúcia e Alexandre de Moraes. Os votos divergentes foram dos ministros Raúl Araújo e Nunes Marques.

Bolsonaro foi condenado por abuso de poder político por conta de reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022, onde proferiu ataques contra o sistema eleitoral, alegando fraudes no sistema de contagem de votos, mas sem apresentar provas.

O ex-presidente também foi condenado por uso indevido de meios de comunicação do governo, pois a reunião foi transmitida pela TV oficial do governo federal.

 

Leia também outras matérias

‘Câmara Cidadã’: segunda edição realiza mais de 9 mil atendimentos na Bola da Suframa

Redação Zero Hora AM

Reunião entre motoristas por aplicativo e empresas Uber e 99 vai discutir mudanças no valor descontado nas corridas

Redação Zero Hora AM

Amom propõe mudança na Constituição para garantir reserva de vagas para amazonenses na UEA

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo