A Série Rio Negro Concertos Sinfônicos realiza no dia seis de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas, a primeira apresentação da temporada na capital amazonense. O espetáculo gratuito apresentará a obra do compositor russo mais conhecido do planeta, Tchaikovsky, com a “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”.
A obra baseada na peça de William Shakespeare, foi o primeiro sucesso internacional de Tchaikovsky. A composição em forma de sonata tem uma carga emotiva, dramática e com o peso da tragédia.
O concerto terá também na programação a sinfonia Nº. 9, conhecida popularmente como Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák.
Pró-cultura do Amazonas
A execução do espetáculo vai ser da Orquestra Pró Cultura do Amazonas. O grupo teve origem com a reunião de 24 músicos, que desde 2007 acompanha musicais, oratórios e cantatas do Coro Misto da Primeira Igreja Batista de Manaus.
Entre as apresentações: “Messias” (Handel), “Noel” (Saint Saens), “As Sete Últimas Palavras de Cristo” (Theodore Dubois), participação da Série “Concertos do Advento” e ainda o “Auto de Páscoa”, sob a Regência do Maestro Ezequias Guerra.
A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas.
O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados.
Em 2023, visando os novos projetos no segundo semestre, inclusive a série Rio Negro, o grupo passa a ter a configuração de Orquestra Sinfônica com 50 componentes.
Série Rio Negro
O programa é composto de quatro concertos gratuitos, além de palestras e wokshops em escolas na capital do Amazonas. A abertura será no dia de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas.
Os próximos dois concertos estão marcados para o novo Teatro ICBEU, nos dias 21 de outubro e 18 de novembro, às 20h.
O encerramento da 1ª temporada da Série Rio Negro será no Teatro Amazonas, com o concerto de fim de ano, no dia (28) de dezembro.
O projeto “Série Rio Negro” é realizado através da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, com o patrocínio master do Grupo ATEM e patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus).