6 de abril de 2025 | 12:40

Seminário encerra as comemorações dos 73 anos do TCE-AM

Com cinco mesas de debates sobre o controle da gestão pública, o seminário “O Controle da Administração Pública e a Democracia Brasileira” encerrou, na manhã desta sexta-feira (20-out), as comemorações pelos 73 anos do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Realizado no Auditório da Corte de Contas amazonense, o evento teve a participação de importantes nomes do Direito Público e Administrativo da Universidade de São Paulo (USP).

Promovida para homenagear o professor doutor Edmir Netto de Araújo, figura importante na área acadêmica e de controle público, o evento relembrou a contribuição deixada por ele no campo da administração pública.

Na abertura do seminário, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, teceu seus agradecimentos aos presentes e prestou sua homenagem ao Prof. Dr. Edmir Netto de Araújo, reconhecendo o papel fundamental do mestre para a comunidade acadêmica

“Além de trazer grandes professores da USP, hoje aproveito esse evento para homenagear e reverenciar o professor doutor Edmir Netro de Araújo, pois é com muita satisfação que, como presidente deste Tribunal de Contas, destaco as contribuições de suas obras através da sua vida e talento como professor”, ressaltou o conselheiro-presidente Érico Desterro.

Recebendo homenagens de diversas autoridades que estiveram compondo a mesa de honra, o prof. Dr. Edmir Netto de Araújo agradeceu pelas palavras discorridas por seus admiradores e ex-alunos, rememorando sua trajetória e vislumbrando a melhoria contínua das instituições públicas.

“Tenho a honra de dizer que pude ser professor e dizer que muitos que hoje se fazem presente neste evento eu pude aprender com a troca entre aluno e professor.

Reverencio aqui o repertório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e deixo meu agradecimento pelas palavras e reconhecimento de todos” disse o homenageado, prof. Dr. Edmir Netto de Araújo.

Mesa de debates

Seguindo a programação, a primeira mesa de debate teve como temática os “Testes de Legalidade para o Controle Jurisdicional da Discricionariedade Administrativa”, apresentado por Marcos Augusto Perez, doutor em Direito Público e professor da Univerdade de São Paulo (USP).

Na sequencia, Elival da Silva Ramos, doutor em Direito do Estado e também professor da USP, abordou acerca do “Ativismo no Âmbito da Fiscalização Financeira Orçamentária”.

Encerrando o seminário, as três últimas mesas de debates levantaram temas como “O Controle da Administração Pública e o Princípio da Precaução”, “O Reforço do Controle da Administração no Sistema da Constituição de 1988” e “O Papel dos Tribunais de Contas nas Licitações”.

Respectivamente, as mesas foram ministradas pela Ana Maria Pedreira, pós-doutora em Antropologia pela PUC-SP e doutora pela Universidade de Salamanca da Espanha, Fernando Dias Menezes de Almeida, doutor e professor da USP, e Thiago Marrara de Matos, doutor em Direito Público em Munique na Alemanha e professor de graduação e pós-graduação da USP.

O evento também dispôs de transmissão ao vivo pelas redes sociais, entre elas YouTube, Facebook e Instagram.

Leia também outras matérias

Gatinho visita túmulo do dono e leva presentes diariamente

Redação Zero Hora AM

CMM aprova Projeto de Lei que cria Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais

Redação Zero Hora AM

Partidos de Esquerda no AM não desistem da disputa pela prefeitura de Manaus

Hugo Bronzere
Carregando....