31.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 15:50

Vereadores propõem ações voltadas a questões ambientais para Manaus

Questões climáticas e políticas voltadas para ações ambientais foram os principais assuntos discutidos hoje (07-nov) pelos vereadores de Manaus.

Fortalecendo os debates, a Sessão Plenária contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, que falou sobre a agenda ambiental do Executivo Municipal.

A pauta ganhou tempo na fala dos vereadores, tendo como pano de fundo problemas como ocupações irregulares em áreas de preservação e as constantes queimadas que têm causado grande volume de fumaça por dias consecutivos na capital.

O vereador Elan Alencar (DC) citou em seu discurso a criação de uma Frente Parlamentar Climática na Câmara Municipal.

“Quando a gente propõe aqui na Casa essa Frente Parlamentar Climática, é justamente para que possamos junto ao Governo Federal, Estado, Ipaam e Ibama entender porque estamos sofrendo tanto esse ano, para que no próximo ano a gente não continue com esse mesmo sofrimento, porque vai acontecer novamente”, disse o parlamentar.

Orçamento e mais recursos

Questões orçamentárias envolvendo políticas públicas ambientais do município também foram debatidas.

Parte dos vereadores defendeu maior aporte de recursos destinados à Semmas, tendo em vista os impactos ambientais observados na capital.

“O orçamento vai chegar aqui nos próximos dias e espero que a gente se debruce sobre ele e não aceite qualquer distorção”, afirmou o vereador Rodrigo Guedes (Podemos).

O vereador William Alemão (Cidadania) mostrou preocupação sobre as fiscalizações realizadas pelos órgãos competentes em relação às queimadas.

“Minha maior preocupação sobre as queimadas, quando nós cobramos a fiscalização dos órgãos, é que quem realmente queima não seja fiscalizado, ou sempre tem por trás aquela proximidade com grandes políticos ou secretários. Nós passamos por essas queimadas todos os anos. É imoral tratar um caboclo igual a um grande fazendeiro”, destacou.

Cessão de tempo e mudança de nome

A Sessão Plenária contou com uma Cessão de Tempo ao secretário municipal da Semmas, Antônio Stroski.

O gestor pediu apoio dos parlamentares para duas mensagens governamentais que tramitam na Casa Legislativa.

A primeira trata sobre a criação do Parque Municipal Sauim Castanheiras, na zona leste; a outra solicita a mudança no nome da Semmas para “Semmasclima”, incluindo o termo “Mudança do Clima” na nomenclatura oficial.

Leia também outras matérias

Ramal do Brasileirinho consegue retorno do transporte coletivo após ajuda do vereador Jander Lobato

Redação Zero Hora AM

Sete bairros e duas comunidades rurais ficarão sem energia no sábado (03)

Redação Zero Hora AM

Vereador Sassá desmente fake news envolvendo caminhada no bairro Crespo

Hugo Bronzere
Carregando....