26.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 22:30

“Dia histórico e missão cumprida”: Wilker Barreto destaca início da contratação dos profissionais da enfermagem pelo governo do AM

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) afirmou que a contratação direta de 1.721 profissionais da enfermagem iniciada pelo Governo do Amazonas é resultado de uma luta histórica por mais dignidade à categoria.

O processo inédito de chamamento foi possível graças à Lei nº 6.472/2023, de autoria de Wilker Barreto, que autorizou o Executivo Estadual a contratar enfermeiros e enfermeiras, de forma temporária, a compor o quadro de funcionários do Estado, a partir de 1º de dezembro deste ano.

Contratações já começaram

Para o deputado, a etapa final de contratação dos profissionais, que aconteceu na quinta e  nesta sexta-feira (16 e 17 de novembro) no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-sul de Manaus, coroa o processo de construção do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

Foi por meio do TAG que surgiu a proposta costurada desde o dia 27 de março deste ano pelo parlamentar, juntamente com os órgãos de controle do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM).

“Fico feliz em contribuir com essa conquista desde o início e que agora levará dignidade e tranquilidade a mães e pais de famílias que trabalham na área de enfermagem”, pontuou Wilker.

Reuniões em busca de solução

O deputado liderou a caminhada rumo à construção do TAG, através de reuniões no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Controladoria Geral do Estado (CGE-AM), Casa Civil do Governo e deputados da base governista da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Por fim, Wilker reforçou que a participação de todos os entes foram fundamentais para consolidar a proposta da contratação direta dos profissionais da enfermagem terceirizados que atuam no Estado.

“Foi um processo construído por várias mãos, onde todos os envolvidos contribuíram de forma decisiva para a efetivação do TAG, que irá assegurar um final de ano digno aos mais de 1,7 mil profissionais da enfermagem. A Saúde venceu”, finalizou Wilker.

Leia também outras matérias

Dep. Pablo critica MPF por paralisar obras na BR-319 e denuncia ‘interesses obscuros’ de ONGs

Redação Zero Hora AM

VÍDEO – Mulher morre em grave acidente de carro no Centro de Manaus

Redação Zero Hora AM

Site internacional escolhe Manaus como uma das melhores cidades para se visitar na América Latina

Hugo Bronzere
Carregando....