25.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 06:58

Crimes cibernéticos são temas de palestra no encerramento da Semana de Segurança da Informação, na CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) encerrou  hoje (30-nov) a Semana de Segurança da Informação com palestra sobre crimes cibernéticos.

O terceiro dia marca o Dia Internacional da Segurança da Informação, data com o objetivo fomentar assuntos relacionados a boas práticas, além de orientações aos usuários.

A roda de palestras foi promovida pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Câmara Municipal, dividida em três dias de atividades.

A coordenadora do ciclo de palestras, Bruna Cruz, ressaltou a importância da temática para o Legislativo Municipal.

“Essa semana da informação é referente ao Dia da Segurança da Informação e nosso objetivo foi trazer algumas palestras tanto para incentivar e conscientizar. O objetivo das palestras realmente é conscientizar e orientar as pessoas, até porque com várias atualizações os usuários ficam muito mais vulneráveis, principalmente no ambiente de trabalho”, afirmou.

Um dos assuntos do terceiro dia tratou sobre o combate a crimes cibernéticos, explicado pelo delegado da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC) da Polícia Civil, Antônio Rondon.

O titular afirma que as orientações possibilitam aos servidores obterem informações mínimas sobre as violações.

“Hoje a tecnologia faz com que todo mundo atue no mundo da internet, documentos pessoais, contas bancárias, o próprio dinheiro hoje é digital. Temos que ter uma atenção redobrada ao utilizar essa ferramenta. As orientações são para que cada servidor possa adquirir o mínimo de conhecimento e não ser vítima de crime cibernético”, pontuou Rondon.

Ainda no terceiro dia, uma palestra sobre segurança digital e proteção de dados, promovida pela coordenadora de cursos de tecnologia da faculdade UniNorte, Jéssica Oliveira, foi ministrada aos servidores.

Ciclo de palestras

O ciclo de palestras iniciou na terça-feira (28-nov) com apresentação sobre os pilares da segurança da informação, ministrada pelo encarregado de proteção da dados Amazonas S/A (Prodam), Emerson Souza.

Ontem, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi o tema central trazido pelo presidente fundador da Associação Amazonense dos Profissionais da Tecnologia e Inovação (AATEC), Wescley Rabelo.

Leia também outras matérias

Pé-de-Meia: ainda sem acordo, DPU pede liberação do programa ao TCU

Redação Zero Hora AM

Aprovados em concurso da Polícia Militar se apresentam no Comando Geral para Curso de Formação de Oficiais e de Soldados

Redação Zero Hora AM

PARANÁ: Edital do Ministério das Comunicações pode ‘levar’ canais de TV digital para 11 cidades

Redação Zero Hora AM
Carregando....