27.3 C
Manaus
21 de maio de 2025 | 20:01

Lei da dep. Mayara estimula realização de teste rápido de HIV/AIDS no Amazonas

Os pacientes da rede pública e particular de Saúde no Amazonas, que realizem exames de rotina, serão estimulados a fazer testes rápidos de HIV/AIDS, sífilis e hepatites.

É o que garante a Lei nº 6.743/2024, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicamos).

De acordo com a parlamentar, a lei visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ajudar no controle de doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

“Promover o acesso aos testes é de suma importância na luta contra a propagação de doenças sexualmente transmissíveis”, explica a deputada.

“A realização dos testes, assim como a orientação e aconselhamento, principalmente entre jovens com vida sexual ativa, possibilita o tratamento adequado para infecções, além da redução das transmissões”, acrescenta.

Números de HIV no Amazonas

Segundo a Fundação de Vigilância e Saúde no Amazonas (FVS/AM), o número de pessoas com Aids no Estado teve aumento de 26,29% em 2021, com o registro de 855 novos casos entre os meses de janeiro e dezembro.

Conforme a lei, todos os pacientes usuários do sistema de Saúde público e privado, durante a primeira consulta com o profissional de Saúde, enfermeiro ou médico, serão orientados a submeter-se ao teste rápido. De acordo com o resultado, serão encaminhados ao tratamento específico.

A viabilidade dos testes rápidos será de responsabilidade do gestor local ou técnico de referência dos serviços e os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação do mesmo, deverão passar por capacitação específica e ter a supervisão de um profissional qualificado de nível superior.

Leia também outras matérias

Propaganda eleitoral começa sexta-feira (16)

Redação Zero Hora AM

Ex-policial condenado pela morte de George Floyd é esfaqueado em prisão federal do Arizona

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima realiza formatura de 200 novos soldados do Corpo de Bombeiros que vão reforçar serviço operacional no Amazonas

Redação Zero Hora AM
Carregando....