O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio do programa ‘Blitz TCE’, inspecionou hoje (03-abr) o Hospital Universitário Francisca Mendes, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
De acordo com o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas), Luciano Simões, a vistoria apurou uma denúncia recebida nos canais de comunicação do Blitz TCE sobre suspensão de cirurgias por carência de insumos, além de falta de medicamentos.
“A verificação foi feita junto à diretoria geral do Hospital, que cedeu várias documentações e possibilitou a inspeção dos setores estratégicos da unidade”, afirmou Luciano Simões.
A gestora da unidade hospitalar afirmou que a situação no Hospital Francisca Mendes foi normalizada após o repasse de recursos por parte da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
“O que nos foi informado é que a situação está normalizada, mas que houveram cancelamentos por falta de insumos, tendo em vista a falta de recursos que ainda não tinham sido repassadas especificamente para esse hospital. “, acrescentou Luciano Simões.
Setores fiscalizados
Na inspeção, a equipe fiscalizou o setor de distribuição de medicamentos e estoque de insumos; analisou equipamentos e máquinas da sala de hemodinâmica e centro cirúrgico, bem como avaliou os geradores de energia, área de abastecimento de produtos essenciais como oxigênio e nitrogênio líquido, além de análise de serviço de higienização do hospital.
Hospital Universitário Francisca Mendes
Inaugurado em 1999, o Hospital é credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, ofertando consultas especializadas, exames laboratoriais, cirurgia cardíaca adulta e pediátrica, além de cirurgia vascular, cardiologia intervencionista e neurocirurgias, dentre outros.