29.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2022 | 12:33

Presidente da Eletros, amazonense José Jorge Júnior, recebe Medalha Ruy Araújo por indicação de Wilker Barreto

O presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge do Nascimento Júnior, foi homenageado hoje (23-nov) com a Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo. A comenda é uma das mais importantes da Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo destinada a pessoas e instituições que contribuem com sociedade amazonense e o desenvolvimento do Estado.

A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que condecorou o profissional que sempre defendeu a a Zona Franca de Manaus, além de se destacar pelos serviços prestados à sociedade amazonense à frente da Eletros.

A cerimônia solene ocorreu no plenário Ruy Araújo e contou com a presença de diversas personalidades, como o ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Josué Neto, o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Algacir Polsin, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva.

Também estavam presentes os deputados estaduais Serafim Corrêa, Abdala Fraxe (Avante) e Adjuto Afonso (União Brasil), dentre outras autoridades, além de amigos e familiares do homenageado.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também participou da solenidade.

Autor da homenagem, Wilker destacou a grande colaboração de José Jorge Júnior em prol da Zona Franca de Manaus e enalteceu a sua trajetória no serviço público, onde acumulou cargos nos poderes Executivo e Legislativo, bem como funções na Suframa.

Jorge é o primeiro amazonense a comandar a Eletros, entidade de classe empresarial que reúne as 34 maiores indústrias eletroeletrônicas e eletrodomésticas do país, instaladas em todas as regiões do país, em 11 Estados, em 29 cidades e 49 parques fabris.

Suas empresas geram mais de 150 mil empregos diretos e indiretos e representam 3,5% do PIB da Indústria do Brasil.

“A Zona Franca de Manaus, em seis décadas, se transformou de um modelo de ocupação e soberania para o melhor programa ambiental do mundo. Tudo isso teve a sua contribuição, com seus embates”, enalteceu Wilker.

“Fico feliz ao termos um jovem amazonense que galgou vários cargos e com isso adquiriu conhecimento, porque não dá para debater sem se aprofundar e quando o amigo defende a ZFM, não está defendendo apenas 34 empresas, e sim o povo do Amazonas”, destacou o deputado.

Agradecimentos

Agraciado, José Jorge agradeceu ao deputado Wilker Barreto pela homenagem e afirmou que a honraria se estende a todos os envolvidos que contribuíram com sua larga experiência profissional.

“Agradeço muito ao deputado Wilker Barreto pela propositura! Fiquei muito feliz! Obrigado a todos pelo voto de confiança, ninguém faz nada sozinho, tudo que se constrói aqui tem a ajuda de cada um de vocês. Essa medalha é de todos nós, amigos e principalmente a minha família”, agradeceu José Jorge.

Biografia do homenageado

Nascido em Manaus no ano de 1975, Jorge José do Nascimento Júnior é filho de José Jorge do Nascimento e de Rosinete Dourado do Nascimento. Profissional com experiência em Governança Associativa Empresarial e Gestão Pública, possui significativa experiência no serviço público, tendo sido Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento do Amazonas e ocupado vários cargos na Superintendência da Zona Franca de Manaus, como Assessor da Superintendência, Diretor de Comunicação Social e Diretor de Acompanhamento de Projetos Industriais.

É o primeiro amazonense a comandar a ELETROS, entidade de classe empresarial que reúne as 34 maiores indústrias eletroeletrônicas e eletrodomésticas do país, instaladas em todas as regiões do País, em 11 Estados, em 29 cidades e 49 parques fabris.

Suas empresas geram mais de 150 mil empregos diretos e indiretos e representam 3,5% do PIB da Indústria do Brasil.

Os principais resultados obtidos, até o momento, à frente da Associação foram: a reorganização institucional; reposicionamento da Entidade junto aos poderes públicos, imprensa e demais entidades; protagonismo e legitimidade da Associação como representante do setor eletroeletrônico; inclusão do setor eletroeletrônico e eletrodoméstico na pauta positiva dos governos; atração de novos associados; participação ativa e de liderança nas discussões relacionadas à Reforma Tributária, Abertura Comercial, Plano Nacional de Resíduos Sólidos (logística reversa), fomento às exportações; e acompanhamento planejado, coordenado e construtivo das matérias de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional e algumas Casas Legislativas Estaduais e Municipais.

De 2003 a 2006 e 2008 a 2011, foi Assessor do Gabinete da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Assessoria administrativa, econômica e parlamentar nas discussões que envolveram prorrogações das vigências da Zona Franca de Manaus, definição de políticas públicas da área de atuação da SUFRAMA, atração de investimentos e apoio junto aos órgãos de controle (TCU, CGU, MPF) e os assuntos relacionados à Zona Franca de Manaus no Congresso Nacional e nos Estados de atuação da SUFRAMA. De 2006 a 2008, foi Coordenador Geral de Comunicação Social na Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA.

Responsável pela coordenação das atividades de comunicação social e relações públicas; interação com a imprensa local e nacional; apoio aos assuntos setoriais econômicos, parlamentares e de atração de negócios.

De 2011 a 2016, foi Coordenador Geral de Projetos Industriais da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA -. Responsável pela análise, acompanhamento, fiscalização e avaliação de projetos industriais com vistas à concessão e manutenção de incentivos fiscais administrados pela Suframa; criação de estudos e pesquisas destinados a subsidiar a política industrial da Zona Franca de Manaus; identificação e atração de investimentos para área de atuação da Suframa; representante da SUFRAMA no Grupo Técnico do PPB (GTPPB) com a função de analisar, estabelecer ou alterar os PPBs. Enquanto Coordenador de Projetos Industriais da SUFRAMA substituía o Superintendente Adjunto de Projetos da SUFRAMA nas suas ausências.

Em 2017, foi Secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.

Secretário de Estado responsável pela concessão e gestão dos incentivos fiscais estaduais; Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I (P&D); diversificação da economia do Estado; interiorização do desenvolvimento econômico; atração de negócios e promoção comercial do Amazonas; e tendo os seguintes órgãos sob sua responsabilidade compartilhada: Agência de Fomento, Empresa de Turismo, Junta Comercial, Instituto de Metrologia, Agência de Desenvolvimento Social, Fundo de Amparo à Pesquisa e Agência de Mineração.

Em 2018, foi Diretor do Centro de Cooperação Técnica do Interior da Assembleia Legislativa do Amazonas.

O CCOTI é o órgão do Poder Legislativo Estadual do Amazonas que dá suporte às Câmaras e Prefeituras Municipais do Estado do Amazonas. Dentre as suas atribuições, os legislativos e executivos municipais podem contar com o CCOTI para a adequação de Leis Orgânicas e Regimentos Internos, aos termos atuais das Constituições Estadual e Federal, bem como prestação de contas, entre outros serviços. Por meio da Escola do Legislativo, o CCOTI oferece ainda treinamento e capacitação de servidores das Câmaras e Prefeituras Municipais.

Atualmente, é Presidente Executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos-ELETROS.

Leia também outras matérias

Assaltantes são atropelados por ônibus durante fuga em Manaus; veja o vídeo

Redação Zero Hora AM

Forte atuação de dep. Dermilson Chagas garante destaque entre os parlamentares da Assembleia Legislativa

Redação Zero Hora AM

Sex shops para evangélicos estão cada vez mais populares no Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: