27.3 C
Manaus
27 de abril de 2024 | 01:25

Wilson Lima veta projeto e autoriza Detran-AM a apreender veículos com IPVA atrasado

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), vetou o Projeto de Lei nº 241/2019 que proíbe a apreensão de veículos por débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em operações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O projeto foi criado pelo deputado estadual Wilker Barreto e tinha como objetivo resguardar que os motoristas inadimplentes com o imposto não tivessem seus automóveis retidos pelo órgão estadual, salvo aqueles com devidos processos legais.

Por meio da Mensagem Governamental nº 102/2021, encaminhada à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no último dia 8 de setembro, o governador rejeitou a propositura alegando que a matéria é de competência privativa da União e não do Poder Legislativo estadual e que o projeto viola o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O veto ainda vai ser votado pelo Plenário da Casa Legislativa.

Contrário ao veto, Wilker reforçou que o projeto é constitucional e voltou a defender que o recolhimento do veículo por inadimplência é um meio coercitivo para cobrança de tributo por parte do Estado, medida considerada ilegal e inadmissível pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A nossa Constituição, que é a Lei Maior, diz que ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Ou seja, as apreensões por conta de débitos de IPVA são ilegais, o próprio STF entende que é inconstitucional o Estado apreender bens com o fim de receber tributos. Você não é expulso da sua casa se não pagar o IPTU”, ponderou Barreto.

O especialista em Direito Público, Luiz Fernando do Amaral, explica que a apreensão exclusivamente devido ao tributo atrasado é inconstitucional e é possível recorrer a outras formas de cobrança do imposto, sem precisar ofender o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal.

“O Estado não pode executar de ofício, isto é, sem o Judiciário, o débito que o contribuinte tenha”, afirma o advogado.

Leia também outras matérias

Ex-prefeito de Humaitá é condenado a devolver R$ 494 mil por irregularidades em licitação

Redação Zero Hora AM

Eduardo Braga sai confiante de audiência com ministro do STF sobre os decretos que prejudicam ZFM

Redação Zero Hora AM

Carol Braz é destaque em debate de TV e confirma ser a candidata mais preparada

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo