25.3 C
Manaus
8 de abril de 2025 | 10:25

Transtorno de Personalidade Bordeline é tema de requerimento na Assembleia Legislativa

Com intuito de priorizar a saúde preventiva, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) enviou requerimento ao governo do Estado e ao secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, indicando a instituição de uma Política de Prevenção do Transtorno de Personalidade Bordeline (TBD) no Estado.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é que haja uma ampla divulgação sobre o tema. “Cidadãos bem informados tendem a ser mais conscientes e empáticos”, disse Felipe Souza.

Instabilidade constante do humor e do comportamento, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva, são algumas características de quem possui esta síndrome.

Embora não haja estatísticas sobre sua prevalência no Brasil, aproximadamente 10% dos pacientes diagnosticados com TBD no País cometem suicídio, segundo estimativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

“Ao possibilitar a identificação precoce do transtorno, aumenta-se a chance do tratamento mais eficaz e a melhora na qualidade de vida do paciente. Por isso propus esse indicativo. Precisamos do olhar atento a essa causa”, complementou Felipe.

Leia também outras matérias

Vereador Sassá destaca ações do Governo Federal para o Amazonas

Hugo Bronzere

Indústria e comércio do AM homenageiam Eduardo Braga e Omar Aziz pela proteção da ZFM durante a Reforma Tributária

Redação Zero Hora AM

Deputado protocola pedido de impeachment de Lula após fala sobre Dilma

Redação Zero Hora AM
Carregando....