31.3 C
Manaus
24 de junho de 2024 | 12:38

Transtorno de Personalidade Bordeline é tema de requerimento na Assembleia Legislativa

Com intuito de priorizar a saúde preventiva, o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) enviou requerimento ao governo do Estado e ao secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, indicando a instituição de uma Política de Prevenção do Transtorno de Personalidade Bordeline (TBD) no Estado.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é que haja uma ampla divulgação sobre o tema. “Cidadãos bem informados tendem a ser mais conscientes e empáticos”, disse Felipe Souza.

Instabilidade constante do humor e do comportamento, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva, são algumas características de quem possui esta síndrome.

Embora não haja estatísticas sobre sua prevalência no Brasil, aproximadamente 10% dos pacientes diagnosticados com TBD no País cometem suicídio, segundo estimativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

“Ao possibilitar a identificação precoce do transtorno, aumenta-se a chance do tratamento mais eficaz e a melhora na qualidade de vida do paciente. Por isso propus esse indicativo. Precisamos do olhar atento a essa causa”, complementou Felipe.

Leia também outras matérias

Conjunto Carlos Braga pode ganhar UBS para atender moradores da zona norte, solicita vereador Caio André

Redação Zero Hora AM

Senador Omar propõe implantação de monitoramento de fronteiras e combate ao crime organizado

Redação Zero Hora AM

Hospitais e SPAs não têm sequer agulhas para atender pacientes, denuncia deputado Wilker Barreto

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo