O deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo (PSL) usou as redes sociais para dizer aos eleitores que votou contra o projeto que cria a “quarentena eleitoral” de quatro anos para policiais, juízes e militares de concorrerem a cargos eletivos.
“Sou e sempre serei a favor da Justiça, da democracia e jamais permitirei que os direitos dos cidadãos de bem sejam atacados”, escreveu Pablo no Instagram e Facebook.
O deputado argumenta que todo cidadão brasileiro têm o direito constitucional de concorrer a cargos eletivos, independente da função profissional que exercem.
Segundo Pablo, a mudança no Código Eleitoral, aprovada pela Câmara, interfere nesse direito ao criar uma ‘quarentena” de quatro anos.
Com a mudança, os juízes, policiais, membros do Ministério Público e militares terão que deixar os cargos em, no mínimo, quatro anos antes da eleição.
“Os juízes, policiais e militares são trabalhadores que não podem ter seus direitos diminuídos por causa da profissão que exercem”, afirmou o deputado.
A medida foi aprovada na madrugada de quinta-feira (16), por 273 votos contra 211. O texto segue agora para o Senado.