Os investimentos na segurança de professores, alunos e funcionários das escolas da rede municipal foram discutidos hoje (20-ago) pelo prefeito de Manaus, David Almeida, em entrevista à rádio Tiradentes.
Segundo o prefeito, todas escolas da rede municipal têm agentes de portaria que auxiliam na segurança das unidades.
Além disso, as escolas municipais, 516 no total, contam com sistema de câmeras de segurança, botão do pânico e ronda escolar, realidade muito diferente da encontrada há quatro anos.
”Quando assumimos, apenas 176 escolas tinham agente de portaria. Hoje todas têm e, além disso, câmeras e a ronda escolar. Lamentamos profundamente o caso de violência ocorrido com um aluno da rede municipal recentemente, mas ela não aconteceu nas dependências da escola”, afirmou o prefeito, candidato à reeleição pela Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir).
Botão do pânico
Outro item tecnológico que contribui para a segurança dos alunos é o botão do pânico. Quando acionado, o Centro de Operações em Segurança Escolar (Cose) é avisado que uma emergência está em curso.
Já a ronda escolar é realizada pela Guarda Municipal.
Com a reestruturação da Guarda pelo prefeito David Almeida, agora armada, equipada e com 101 veículos, pode contribuir para a segurança na cidade, uma atribuição constitucional do Estado.
A Guarda está presente, por exemplo, em terminais de ônibus, grandes eventos, espaços públicos com grande fluxo de pessoas e também na ronda escolar.